TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 3

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA: APRESENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO

A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) passou a ser de elaboração e divulgação obrigatória para as sociedades por ações a partir do ano de 2008, como consequência das alterações ocorridas na redação da Lei nº 6.404/76 a partir da Lei nº 11.638/07.

No entanto, nem todas as sociedades por ações estão obrigadas a elaborar a DFC, assim como, algumas sociedades definidas como de grande porte, mesmo não sendo sociedades por ações, precisam elaborar a DFC.

Neste sentido, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) emitiu, em 2008, o Pronunciamento Técnico 03, que trata exatamente da elaboração e divulgação da DFC. Por exemplo, Macedo et al (2010), excluiu da amostra as companhias financeiras, e Filho et al (2011), as do setores financeiro e segurador.

Em abril de 1999, como já citado anteriormente, o IBRACON publicou a NPC 20 contendo recomendações quanto à elaboração da DFC. (MOURA, 2008, p. 24)

A DFC veio a tornar-se obrigatória de fato, a partir da aprovação da Lei 11.638/07, originada do projeto citado anteriormente. Zanolla (2006, p.13) afirma que cerca de 80% das empresas da amostra não elaboravam a DFC o não cumprimento, por grande parte das empresas analisadas, do previsto no CPC 03, quanto às orientações para classificação e divulgação dos elementos que compõem as atividades de fluxo de caixa.

A análise das demonstrações permite constatar que a grande maioria das companhias (97% das companhias analisadas) opta pelo método indireto de apresentação da DFC, como pode ser observado no Quadro 2: Apresentação da DFC – aspectos gerais.

Divulgação sobre a DFC – aspectos gerais, revela que a maioria das companhias analisadas (95%) divulgou a conciliação dos montantes de caixa e equivalentes de caixa entre a DFC e Balanço Patrimonial (BP), assim como os componentes do caixa e equivalentes de caixa (86%) e a política utilizada na determinação da composição deste.

Em se tratado da classificação de impostos, o Pronunciamento CPC 03, item 36, estabelece que, nenhuma das companhias que optaram pela classificação alternativa das contas “juros pagos e recebidos” divulgou nota explicativa evidenciando e justificando al classificação. Apenas 1% das companhias que optaram pela classificação alternativa da conta “dividendos recebidos” publicou nota explicativa evidenciando o fato, e 2% divulgou nota do valor de “dividendos pagos” no período, ou seja, não houve classificação alternativa, mas o valor pago não foi apresentado na DFC, apenas em nota explicativa.

Divulgações sobre a DFC transações não caixa, as transações de investimento e financiamento que não envolvem o uso de caixa ou equivalentes de caixa devem ser excluídas da demonstração dos fluxos de caixa.

Divulgações sobre a DFC - análise da DFC revela que 89% das companhias analisadas divulgaram o montante agregado dos fluxos de caixa de cada uma das atividades apresentados mediante o uso da consolidação proporcional, assim como o montante dos fluxos de caixa advindos das atividades de cada segmento de negócios passível de reporte.

5. CONCLUSÕES

Esta pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com