Demonstrações de Fluxo de Caixa
Por: Geslayne Dryelle Vago Reposse • 18/4/2018 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 206 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
GESLAYNE DRYELLE VAGO REPOSSE
Trabalho da disciplina de Análises e
Demonstrações Contábeis e Financeira
Tutor: Prof. Eduardo de Moura.
Espirito Santo
2017.2
Estudo de Caso:
Análise e Demonstrações Contábeis e Financeira,
Demonstração de Fluxos de Caixa: três exemplos
REFERÊNCIA: Jr. BRUNS, William; HERTENSTE, Julie H.;Demonstração de fluxo de caixa: três exemplos;Caso LACC#112-P08 HAVARD BUSINESS SCHOOL.
O caso relata uma situação em que John Stacey, um engenheiro de vendas e também estudante de MBA, devido ao voo atrasado, o fez perder a aula de contabilidade sobre demonstração de fluxo de caixa, onde ele tinha certeza que a matéria cairia em um teste naquela semana. Preocupado em não compreender a matéria, ele pede ajuda a uma colega, Lucille Barnes, onde a mesma entende do assunto e se propôs a ajudar a entender a demonstração de fluxo de caixa citando três exemplos e explicou sobre cada um deles.
A DFC é um relatório financeiro que tem como base informações da DRE e balanço patrimonial, demonstrando entradas e saídas de dinheiro do caixa e equivalentes de caixa num determinado período, sendo ela dividida em três partes: Atividades Operacionais, que são receitas e gastos com atividades de industrialização, comercialização ou prestação de serviços da empresa, como recebimentos de dinheiros pelas vendas de bens, pagamento de salários e compra de estoque. Atividades de Investimento, que está relacionado com aumento e diminuição de ativos, onde a empresa utiliza para produção de bens e serviços, compra ou venda de imóveis, equipamentos e participações em outras empresas. Atividades de Financiamento, são incluídos os financiamentos e empréstimos dos investidores e credores a curto praz, venda de ações emitidas, debêntures, como entrada e pagamentos dos empréstimos e dividendos, etc.. Como saída.
John questiona como ele poderá usar cada seção da demonstração e Lucille responde que a seção de atividades operacionais é a principal fonte de fluxo de caixa, para cobrir as demais necessidades de caixa. Lucille destaca duas maneiras de apresentar o fluxo de caixa, pelo método indireto, onde se baseia nos lucros e prejuízos, que devem ser ajustados como a amortização e a depreciação. Método direto, onde o gestor deverá evidenciar os recebimentos e saídas das
...