Desafio Profissional 4bim
Por: silvaacm • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.462 Palavras (6 Páginas) • 254 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os temas sustentabilidade, responsabilidade social, e preservação do meio ambiente vêm ganhando destaque e se tornando assuntos cada vez mais freqüentes e importantes na visão, missão e cultura de uma organização, pois atualmente cuidar da natureza vai muito mais além do que um ideal, tornou-se também uma maneira das empresas conquistarem destaque, clientes e posição de mercado.
Desta forma, em tempos onde o aquecimento global e o desmatamento são discutidos e defendidos fervorosamente, adotar uma postura organizacional voltada para o caminho da sustentabilidade e ética ambiental é de vital importância para empreendedores e companhias que têm uma visão de longo prazo, com foco nos clientes e nos lucros, fazendo-se desta maneira importantíssimo a adoção de um modelo de Desenvolvimento Sustentável dentro das organizações.
Entretanto, mesmo com todo trabalho bem feito e reconhecido da organização na construção civil, a gerência hoje se depara com um impasse de como se tornar mais ecologicamente correta, adotando práticas de um desenvolvimento sustentável correto, para que assim consiga atrair mais clientes e espaço de mercado, tornando-se mais reconhecida e admirada no ramo que atua conseguindo, conseqüentemente, gerar mais lucros.
Para isso foi estudado e pesquisado sobre o setor da construção civil, focando nos benefícios e impactos que este ramo pode causar ao meio ambiente e sociedade, para a partir daí, propor objetivos, ações e possíveis resultados que mudanças sustentáveis nas atividades da empresa podem trazer de crescimento e ganho.
I. DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE
Sem dúvidas um dos setores que mais tem colaborado para o desenvolvimento de um país é o da construção civil, pois ele promove inúmeros incrementos capazes de elevar o crescimento econômico de uma sociedade, possibilitando uma melhor distribuição e organização nos grandes e populosos centros urbanos.
A indústria da construção civil é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais, pois se utiliza do solo e de matérias primas advindas dele para a realização de projetos, então, se esta construção for executada de maneira correta e de acordo com normas e regras específicas de preservação a natureza, torna-se um instrumento fundamental para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável.
Devido às atividades realizadas este setor é responsável, direta ou indiretamente, por diversos impactos e reflexos ao local e região onde uma obra se instala que vai desde a fabricação do cimento, a condução dos materiais, a formação de barragens, aterros, grandes terraplenagens, entre outros. Quando a obra localiza-se em um espaço urbano –o qual já é um tanto alterado- a primeira vista não parece causar muitos danos significativos, porém ao analisar mais crítico e atentamente pode-se perceber, e prever, prejuízos e problemas como a impermeabilização de boa parte do terreno, geração de resíduos da construção, impacto visual causado pela obra, poeira e barulho, ventilação entre muitos outros que poderiam ser citados; cabe desta forma ao setor civil encontrar e planejar meios e soluções para minimizar esses impactos e atenuar os efeitos decorrentes destes.
Conforme a urbanização cresce no país, e a questão sobre o aquecimento global e responsabilidade social tomam cada vez mais espaço na mídia, medidas relacionadas à sustentabilidade devem ser adotadas para garantir a elevação da qualidade de vida da população, além de serem de suma importância para empreendedores com visão de longo prazo, que almejam valorizar sua marca atraindo consumidores e aumentando lucros, garantindo competitividade de mercado.
II. PROPOSTAS DE AÇÕES VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
Tabela 1: Ações de Sustentabilidade Econômica
Sustentabilidade Econômica
Objetivo Ação Resultados esperados
1) Processos produtivos que usem de forma racional a energia elétrica e a água. A) Armazenamento de água para que seja reutilizada. Economia de água (a qual está passando por crise), além de cortar custos.
B) Utilização de lâmpadas de LED ou Fluorescentes / Instalação de sensores de presença em salas e ambientes freqüentados pelos funcionários / Aumentar o número de janelas de vidro.
Economia no valor da conta de energia e no próprio consumo, contribuindo assim com o meio ambiente.
2) Utilização de meios de transportes mais econômicos e menos poluentes. A) Manter caminhões, retroescavadeiras, carros, ou qualquer outro tipo de automóvel utilizado, sempre em manutenção.
Não emitir poluentes, e evitar quebra, gerando assim poucas despesas extras.
B) Optar por transportes da mesma
região da obra. Diminuir custos e poluição.
Fonte: Própria
A sustentabilidade econômica pode ser entendida como uma série de práticas econômicas, financeiras e administrativas que tem como objetivo o desenvolvimento econômico de uma organização ou sociedade, preservando o meio ambiente e garantindo a manutenção dos recursos naturais para as futuras gerações.
Atualmente o grande desafio de uma atividade econômica sustentável é gerar crescimento, lucros e rendas, além de criar empregos sem comprometer o meio ambiente e, como vimos acima, uma organização pode contribuir para a preservação da natureza aumentando simultaneamente seus lucros (após realizar alguns investimentos, como os citados anteriormente).
III. PROPOSTAS DE AÇÕES VOLTADAS À SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Tabela 2: Ações de Sustentabilidade Ambiental
Sustentabilidade Ambiental
Objetivo Ação Resultados esperados
1) Reduzir os impactos ambientais A) Replantio de áreas degradadas: a cada área desmatada para uma nova construção, fazer o plantio de árvores em outro local. Economia em matéria prima (podem ser utilizadas as árvores plantadas para as construções); entrada de novos clientes e destaque/diferencial no mercado perante aos concorrentes.
B)
...