Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Por: Leonardo Max Silva Santos • 8/4/2016 • Trabalho acadêmico • 362 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
NOME | Leonardo Max da Silva Santos |
RA | 6814006892 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2016
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Competências Profissionais – Ciências Contábeis
Aula-tema 03: Contabilidade Geral
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Competências Profissionais – Ciências Contábeis apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da tutora Adelize Jacomelli Tavares.
Anhanguera Educacional
2016
- Descrever, em no máximo 30 linhas, quais foram as principais mudanças ocorridas com a edição da Lei 11.638/07 e alterações posteriores, e quais seus impactos na contabilidade desenvolvida no Brasil.
A lei 11.638/07 alterou as principais demonstrações contábeis a seguir: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), Demonstração e Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
Para Balanço Patrimonial em sua estrutura de Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido, Para Ativo, o Ativo permanente sofreu alteração no Subgrupo de contas, passando de Investimento, Imobilizado e Diferido, dentro do realizável a longo prazo para Investimento, Imobilizado e intangível.
No Passivo, O Exigível a longo prazo passou a ser classificado como Passivo não Circulante. E todas as contas que não entrarem como passivo circulante serão classificadas como passivo não circulante.
Para o Patrimônio Liquido passou a ser classificado como capital social, reserva de capital ajuste de avaliação patrimonial, reserva de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Na DRE, as alterações foram nas despesas não operacionais e na participação do lucro, esta após a apuração do lucro serão classificadas como outras receitas e outras despesas.
A Seguir, quanto a DLPA, a conta Lucros Acumulados no balanço patrimonial deixou de ser obrigatório.
DFC substituiu a DOAR - (Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos).
Enquanto DVA passou a ser exigida para empresas de capital aberto.
2. Elaborar um quadro comparativo das mudanças estruturais ocorridas no Balanço Patrimonial, com o advento da Lei 11.638/07 e após sua alteração pela Lei 11.941/09.
[pic 2]
REFERENCIAS
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm
http://www.cpc.org.br/pdf/CPC_09.pdf
...