EIXO TEMÁTICO: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Por: 96788819 • 15/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 201 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
FABIANA PATRÍCIA ZANOLLA PINHEIRO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Crissiumal
2014
FABIANA PATRÍCIA ZANOLLA PINHEIRO
TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
EIXO TEMÁTICO: AMBIENTE DOS NEGÓCIOS NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Contabilidade Geral, Economia, Fundamentos da Administração, Homem cultura e sociedade, Seminário Interdisciplinar.
Profs.Alcides José da Costa Filho, Mônica Maria Silvia, Regina Lúcia Sanches Malassise e Sérgio de Goes Barboza.
Crissiumal
2014
Introdução
A atual época está repleta de inusitadas características que a tornam um momento histórico de transição entre velhos e novos conceitos, paradgimas. Os mesmos por si só vem provocando significativas transformações no ambiente operacional das empresas, mudanças políticas e econômicas que vem a interferir e mudar o mundo do universo contábil.
Contudo, também deve-se levar em conta que uma das principais fontes de sucesso no mercado atual é o relacionamento da empresa com o mundo, visando os riscos dos negócios e ao mesmo tempo buscando as inúmeras oportunidades que o mesmo oferece. Estas mudanças acabam exigindo um novo posicionamento e ritmo na forma estrutural que encontra-se o ambiente de negócios em nosso País.
O Brasil possui um mercado empresarial de grande potencial, mas ainda necessita melhorar seu ajuste macroeconômico e as questões que envolvem as reformas microecômicas. Resolvendo assim, estas pendências seu crescimento será visivel e acelerado.
Ao longo dos últimos anos foram criados instrumentos que vieram a melhorar aspectos econômicos na medida macroeconômica, ou seja a inflação passou por um processo de reformas para a reestruturação em que se encontravam imersas as empresas nacionais. Com amparo legal, atualmente, normas significativas foram implementadas sobre atitudes gerenciais, como por exemplo as leis de proteção ao consumidor. Entretanto ainda há muito a melhorar.
Desta forma o referido trabalho interdisciplinar individual, com eixo temático: Ambiente dos Negócios no Brasil, tem por objetivo refletir sobre as mudanças politicas e econômicas e o universo contábil, questionando a necessidade de resolver as questões que envolvem as medidas macroeconômicas e os beneficios que as medidas microeconômicas podem vir a proporcionar no mundo dos negócios do nosso País, bem como repensar a carga tributária do Brasil e as inabilidades administrativas.
Ambiente dos negócios no Brasil
O alto nível de burocracia e a busca da redução da mesma em nosso País não é uma luta atual, mas sim, que tem surgimento desde os anos de 1960, quando começaram a insituir leis e decretos que permitiram a descentralização administrativa. Após esse episódio o Brasil, somente começou a avançar na desburacratização, com a reforma Gerencial, iniciada em 1995, e, mesmo com alguns avanços, foi somente a alguns anos atrás que foram realmente tomadas medidas promissórias que vieram a facilitar e melhorar os ambientes de negócios. Contudo, os constantes cenários da economia brasileira, vieram a contemplar três trajetórias distintas:
A primeira representaria um retorno ao movimento tendencial anterior, com a estabilidade da competitividade internacional do País e a melhoria gradual do padrão de comércio exterior do Brasil [...] Esse cenário envolveria, taxas de crescimento das exportações próximas ao do conjunto do comércio mundial. O segundo cenário tem uma perspectiva otimista, tendo em vista que a economia brasileira seria capaz de interrromper movimentos (que podem se transformar em tendências) de perda de competitividade internacional e de reprimarização. Em seguida o país entraria em uma trajetória de maior dinamismo das exportações e de melhora dos padrões do comércio exterior. [...] O último cenário entenderia o movimento da segunda parte dos anos 90 e, principalmente, a partir de 1997, como o inicio de uma nova trajetória de menor dinamismo e perda gradual de competitividade internacional e reprimarização. (GONÇALVES, 2003, p. 119).
Atualmente o Brasil se encontra no terceiro cenário descrito anteriormente. O mesmo é um País que possui inúmeras empresas, de pequeno, médio e grande porte e devido a esse fator apresenta um mercado de grande potencial. Entretanto no cenário atual ainda está em desvantagem no que se refere a competitividade internacional de manufaturados e infelizmente ainda sofre de instabilidade e crise da economia Brasileira.
Nos últimos anos, o principal problema brasileiro, em terrmos de desempenho da exportação de manufaturados, ocorreu nem tanto pela demanda (restrição de acesso ao mercado mundial), mas principalmente pelas condições desfavoráveis pelo lado da oferta. Deve-se ressaltar que, nos últimos anos, não há evidencia que aumentaram as barreiras tarifárias ou não-tarifárias enfentadas pelos manufaturados brasileiros nos principais mercados mundiais. Por outro lado, é conclusiva a evidência a respeito da evolução desfavorável de variáveis que afetam as condições de oferta brasileira, com destaque para a taxa de câmbio (apreciação cambial, volatilidade, incerteza) e para a taxa de investimento (modesta e descrescente). (GONÇALVES, 2003, p. 118).
Percebe-se deste modo que é necessário inserir um novo
...