EVIDENCIAR O NIVEL DE AUDITORIA NAS COMPAANHHIAS
Por: gentil2 • 4/1/2017 • Projeto de pesquisa • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 337 Visualizações
EVIDENCIAR O NIVEL DE AUDITORIA NAS COMPAANHHIAS ABERTAS DA BOLSA DE VALORES <BMF&BOVESPA>
1. INTRODUÇÃO
Conforme Almeida (2006), com a expansão dos negócios sentiu-se a necessidade de dar maior atenção às normas e aos procedimentos contábeis, pois tais normas regulam as demonstrações contábeis. Os usuários dessas demonstrações como investidores e proprietários requerem confirmação dos valores retratados no patrimônio das empresas.
Diante do exposto, o advento da auditoria é de extrema importância para atender necessidade por parte desses usuários, utilizando procedimentos técnicos específicos para atestar a adequação das demonstrações, trazendo confiança para aqueles que possuem ou as que pretendem realizar seus investimentos.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica, minimizando o riscos desses usuários.
Partindo do exposto, a partir de janeiro de 2010 a auditoria para as demonstrações financeiras das as empresas abertas e não finaceiras listadas na BMF&BOVESPA com exercícios iniciados deverão obrigatoriamente serem feitas utilizando as novas Normas Brasileiras de Auditoria, aprovadas no final de novembro pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Obedecendo as Trinta e Sete Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria Independente de Informação Contábil (NBC TA), e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor Independente (NBC PA), que estão convergidas ao padrão internacional.
A problemática consiste em verificar as variáveis: nivel de auditoria das companhias abertas no Brasil e o nivel exigido internacionalmente, em relação aos usuários das demonstrações contábeis. Assim o objetivo do estudo é promover uma comparação do nível brasileiro da regulação de auditoria com as exigências do padrão internacional, analisando as demonstrações contábeis e a influencia na tomada de decisões dos usuários das demonstrações.
Pretende se atingir o objetivo verificando as divulgações contábeis das companhias abertas suas respectivas empresas de auditoria listada BMF&BOVESPA no ano de 2013 fazendo uma comparação com as normas de divulgação que exige a Comissão de valares Mobiliários (CVM).
O presente trabalho justifica-se principalmente pela necessidade dos investidores e usuários das demonstrações contábeis que, ao analisarem as informações financeiras elaboradas sob as mesmas normas, práticas e leis contábeis, consigam tomar decisões mais precisas, pois o resultados da pesquisa aumentará a confiança dos investidores, considerando que a auditoria é uma ferramenta essencial para auxiliar a tomada de decisões, dando informações mais exatas, além de ajudar no controle e na elaboração de controles contábeis.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
A auditoria contábil funciona como uma ferramenta para auxiliar no processo de aperfeiçoamento das instituições direcionando-as para se enquadrarem aos princípios fundamentais das Normas Brasileiras de Contabilidade e na legislação vigente.
Sua principal contribuição é com elementos de caráter qualitativo e quantitativo que ajudam a orientar os gestores das entidades no fortalecimento e progresso da sociedade em geral. Considerando princípios e padrões que assegurem a consistência das diversas atividades envolvidas, de práticas financeiras e contábeis e de adequado fluxo de informações dentro de padrões éticos e morais. Tudo isso se reflete direta e indiretamente nas demonstrações contábeis e informes financeiros disponibilizados para a comunidade em geral.
Os principais dispositivos normativos relacionados são Trinta e Oito normas publicadas. Dessas Trinta e Sete são Normas Brasileiras de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TA), e uma Norma Brasileira de Contabilidade Profissional do Auditor (NBC PA), ambas emitida pelo IBRACON e aprovada pelo CFC através da Resolução nº 1231/09,
...