Evidenciões Contábeis
Por: Caroline Dudeck • 23/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.744 Palavras (7 Páginas) • 280 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
Univel - UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CAROLINE DE OLIVEIRA DOS SANTOS
CAROLINE GODINHO DUDECK
LUCAS FRANCIEL
MATHEUS ANGÊLO ONGARATTO
EVIDENCIAÇÕES DAS DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
CASCAVEL – PR
2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
Univel - UNIÃO EDUCACIONAL DE CASCAVEL
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EVIDENCIAÇÕES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Projeto apresentado com o requisito de avaliação parcial da disciplina de Teoria da Contabilidade.
Alunos:
Caroline de Oliveira dos Santos
Caroline Godinho Dudeck
Lucas Franciel Silveira de Lima
Matheus Angêlo Ongaratto
CASCAVEL – PR
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO …………………………………………………………………… 4
2 METODOLOGIA …………………………………………………………………. 5
3 DESENVOLVIMENTO …………………………………………………………... 6
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ……………………………………………………. 14
5 REFERENCIA ……………………………………………………………………. 15
INTRODUÇÃO
O termo “demonstrações contábeis”, abrange balanços patrimoniais, demonstrações de resultados, demonstrações de fluxos de caixa, entre outras demonstrações. Em todo fim do exercício as empresas devem realizar a prestação de contas de suas atividades para os interessados, que seriam os usuários internos ou externos à empresa.
A necessidade pelas informações contábeis é crescente tanto quanto o número de interessados nestas informações. Com isso, os contadores devem estar atentos para a evolução da necessidade dos usuários e da legislação em vigor, na forma de leis, instruções ou normas, buscando prestar informações de modo preciso, claro e objetivo.
METODOLOGIA
Os procedimentos metodológicos do trabalho em relação à abordagem e ao tipo de pesquisa o caracterizam como sendo uma pesquisa qualitativa e descritiva. A realização da pesquisa se deu na forma de estudo de caso e bibliográfica.
DESENVOLVIMENTO
Por não existir uma padronização das evidenciações nas demonstrações financeiras mundialmente, a quantidade de informação de caráter obrigatório varia de país para país. O que é considerado obrigatório em determinado país, pode ser voluntario em outro, dificultando a comparabilidade, que somente será solucionado quando da uniformidade em diferentes países.
No Brasil, empresas, fundações e instituições relutam em publicar em publicar suas informações contábeis por não serem obrigadas a faze-las por determinação legal. Porém, essas instituições possuem elevada responsabilidade social e com isso a sociedade possui interesse nas informações por elas divulgadas.
A partir da Lei 11.638/07 os demonstrativos adotados internacionalmente pelas empresas, representam também os demonstrativos contábeis obrigatórios para as empresas brasileiras. São eles:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DLPA);
- Demonstração dos Fluxos do Caixa;
- Demonstração do Valor Adicionável (DVA).
É preciso identificar detalhadamente o que cada um desses demonstrativos pode oferecer de informação. E como podemos relacionar e analisar, essas informações contidas em um ou outro relatório.
Os demonstrativos são modelos sintéticos que procuram exprimir a realidade da empresa em determinado momento, para uma real aproximação da situação empresarial.
- Balanço Patrimonial
É o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa em um período, normalmente de um ano, com data de fechamento e publicação, conforme as normas brasileiras, em 31 de dezembro de cada ano.
Sua estrutura é composta tanto pelo ativo (lado esquerdo) quanto o passivo (lado direito) que dividem-se em dois grupos classificados como circulante e não circulante.
No lado esquerdo estão os bens e direitos, demonstrando cada componente e indicando seu valor monetário.
No lado direito são demonstrados as obrigações que a empresa possui para com terceiros.
Também no lado direito são demonstradas as contas do Patrimônio Líquido, sendo as obrigações para com a empresa. Ex.: investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros ou prejuízos.
Ativo | Passivo |
CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE - REALIVEL A LONGO PRAZO - INVESTIMENTOS - IMOBILIZADO - INTAGIVEL | CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE PATRIMÔNIO LÍQUIDO |
Além de fornecer informações sobre o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa, o balanço patrimonial oferece condições de analisar a estrutura da empresa, para medir a capacidade de pagamento de suas dividas nos prazos estabelecidos.
As contas que constam no ativo e no passivo circulante, chamado capital de giro, podem nos dar informações sobre essa liquidez de suas dívidas, para que a empresa não crie impeditivos de se continuar investindo no seu processo operacional.
As contas classificadas no ativo circulante são:
- As disponibilidades: representadas pelo caixa, conta corrente bancária e aplicações financeiras de resgate imediato ou de curtíssimo prazo;
- Os direitos: representados por estoques, e de valores a receber por vendas efetuadas a prazo desde que realizadas durante o exercício social;
- Investimentos: são gastos que foram antecipados e que poderão ser deduzidos quando do efetivo mês de sua realização.
No Passivo circulante deverão constar todas as obrigações da empresa que precisam ser quitadas durante o exercício social. As contas constantes no passivo circulante são: obrigações com terceiros, ex: fornecedores e financiamentos, fiscais e trabalhistas.
...