Exercícios de contabilidade
Por: Daniel Fernandes • 16/10/2015 • Monografia • 446 Palavras (2 Páginas) • 343 Visualizações
Exercícios de contabilidade
1) O que significa CSLL?
a) Controle de Serviços Ligados ao Lazer.
b) Cadastro de Pessoa Jurídica.
c) Conjunto Social dos Lideres do Legislativo.
d) Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. X
2) Quais os regimes de apuração que podem ser utilizados para o cálculo da CSLL?
a) Ordem e Progresso.
b) Lucro Real e Lucro Presumido. X
c) Faturamento Líquido e Bruto.
d) Adição e Subtração.
3) Nas grandes empresas, o PIS e o COFINS não estão contidos em uma única alíquota como acontecia no Simples Nacional. Quais são suas alíquotas e quando esses impostos devem ser pagos?
(PIS: 0,65%), ( COFINS: 3% ). Tanto o PIS como o COFINS possuem vencimento mensal, ou seja, devem ser pagos todos os meses.
4) Qual é a base de cálculo utilizada para apurar o Lucro Presumido?
a) Faturamento Bruto da empresa. X
b) Depende da atividade da empresa.
c) 15%.
d) Alíquota do ICMS.
1) O que deve ser apurado no Balanço Patrimonial de uma empresa?
Nele o Contador deve apurar tudo que a empresa gastou e vendeu, ou seja, as despesas e receitas, respectivamente, e que serão utilizadas para o calculo do Faturamento Líquido.
2) Diferencie os três Regimes de Apuração utilizados nos cálculos dos impostos das Empresas Normais.
Lucro Real: esse regime tem como objetivo enquadrar empresas de grande porte, ou seja, Empresas Normais. O setor ou Escritório de Contabilidade responsável por elas tem que apresentar um faturamento perfeitamente detalhado. Isso porque o lucro obtido pela empresa corresponde exatamente ao Lucro Real, como sugere seu nome. A apuração desse valor é realizada a partir do calculo do Faturamento Líquido, que aprendemos há pouco. Assim, é feita a subtração entre o total de todas as despesas e o total arrecadado com todas as receitas.
Lucro resumido: há empresas que, por diversos motivos, optam por usar o Lucro Presumido. Então, para auxilia-lo nessa questão, o Governo disponibiliza uma tabela em que estão os “caminhos” para se chegar a um valor.
Lucro Arbitrado: é um regime que não pode ser escolhido pelas empresas, pois, como seu nome sugere, é um regime de pagamento de impostos arbitrado, fixado pelo Governo. Esse direcionamento só ocorre quando as empresas não se enquadram em nenhum dos dois regimes anteriormente e não conseguem provar seu faturamento de fato. Isso acontece, por exemplo, quando há perda de documentos destruídos por incêndios e inundações ou, até mesmo, por descumprimentos legais.
3) Assinale a alternativa que contenha impostos com vencimentos mensais:
a) PIS e COFINS X
...