Fichamento Cafés Mont Bianco
Por: Welber Silva • 29/8/2016 • Resenha • 572 Palavras (3 Páginas) • 636 Visualizações
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Welber Batista da Silva
Trabalho da disciplina Contabilidade.
Tutor: Prof.ª Cláudia Basílio
Brasília - DF
2016
Estudo de Caso:
Contabilidade
Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro.
REFERÊNCIA: SIMONS, Robert L.; DAVILA, Antonio. Cafés Monte Bianco: Elaborando um Plano Financeiro. Harvard Business School, 114 – P02, 2000.
A empresa Cafés Monte Bianco, localizada em Milão, foi fundada há mais de 80 anos por Mario Salvetti, empresa que permaneceu no âmbito familiar passada de geração a geração sendo produtora e distribuidora de cafés premium, tendo o reconhecimento com o melhor café da Europa. Além do produto premium a empresa contava com produção de marcas próprias.
O conhecimento de Salvetti fora passada aos descendentes e o atual presidente da empresa, Giacomo, que além do aprendizado recebido, atualizava-se realizando viagens ao redor do mundo visitando plantações de cafés, conhecendo sobre grãos e mantendo contato com produtores, além de possuir um laboratório com a finalidade de descobrir novas combinações realizando testes.
Apesar do sucesso vivido pela empresa, Giacomo estabeleceu que deveria superar o sucesso do avô, buscando expandir os negócios. O mesmo convocou o corpo diretivo da empresa com a finalidade de definirem o planejamento estratégico para o futuro.
Ao longo de 05 anos houve investimento na estrutura, expandindo a capacidade de produção da empresa, e nos últimos anos a produtividade de marcas próprias representava a maior parte de sua operação, sendo distribuídas para importantes redes de supermercados italianos e com o aumento dos pedidos, Giacomo se viu obrigado a reduzir a produção de cafés premium.
A competitividade do período trouxe a necessidade de ser definido um planejamento estratégico, orientando assim os gestores na tomada de decisões, e nos últimos tempos observou-se o crescente número no pedido de fornecimento de cafés de marcas próprias, porem para atender a demanda havia a necessidade de reduzir a produção de cafés premium pela limitação de sua capacidade produtiva.
Ocorre a reunião com o comitê executivo e houve a sugestão por parte de uma diretoria que fosse realizada a transição completa para as marcas próprias, visto que em momentos de crise, tais marcas haviam salvado a empresa durante a última recessão, quando a demanda por cafés premium praticamente inexistiu. Por outro lado, houve o argumento de que o café premium era a essência da Monte Bianco, conhecidos pela qualidade, e com a mudança haveria a traição a missão do fundador da empresa.
Embora Giacomo simpatizasse com ambos os pontos de vista, para proceder com uma decisão concisa e coerente, o mesmo precisava receber informações mais precisas, com mais clareza sobre a lucratividade da estratégia em atuar com marcas próprias. Estava bastante relutante em mudar a direção estratégica da empresa sem o completo entendimento do seu impacto financeiro. Ele concluiu a reunião e recomendou ao time de executivos que efetuassem um levantamento financeiro mais detalhados para uma tomada de decisão segura.
...