Fluxo de caixa
Por: elainecpaiva • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 922 Palavras (4 Páginas) • 485 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentando um estudo para ajudar os sócios da empresa Alfa E Beta Comércio de Produtos Eletrônicos S/A a analisar as perspectivas da economia para o Setor Eletroeletrônico fabricação de um novo produto.
Ao lançar um novo produto no mercado uma empresa deverá fazer uma analise do mercado, verificar as condições financeiras e se haverá aceitação do artigo observando a introdução de similares no setor.
A empresa em questão esta iniciando suas atividades e já com a criação de um produto novo, para isto deverá investir R$250.000,00 no projeto, para o qual fez a previsão do que deverá ser produzido e vendido nos primeiros doze meses, bem como as possíveis despesas do período.
Com dados fornecidos serão elaborados Demonstração do Resultado do exercício, Fluxo de Caixa e o Orçamento de Vendas com base em uma projeção de vendas. Com os resultados obtidos e após uma pesquisa realizada sobre as expectativas para o setor, será possível orientar os sócios sobre as possibilidades do negócio.
FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita a identificação das necessidades da empresa em gerar receitas suficientes e o tempo determinado para quitar seus compromissos é possível também visualizar o futuro da empresa por meio de previsões que esta depende da seriedade dos dados informados, não podemos esquecer que por se tratar de previsões essas informações podem variar.
De acordo Groppelli (2009) o fluxo de caixa deve estar focado em recebimentos e pagamentos ocorridos. Os recebimentos são determinados pelos padrões de crédito da companhia, se esses padrões forem rigorosos, muito pouco clientes estarão qualificados ao crédito, as vendas irão declinar e, como resultado, as contas a receber diminuirão.
Segundo Attie (1992) o controle interno é essencial cada procedimento corresponde a uma parte do conjunto do controle interno. Isso significa que cada departamento irá possuir seus controles internos, visando sempre à eficiência máxima do setor, evitando erros e possíveis fraudes que possam ocorrer. Esses controles servirão para levantar informações precisas em cada área da empresa, no auxílio para a tomada de decisões.
Braga (1989) afirma que a administração do capital de giro é uma ferramenta capaz de preservar a vida da empresa, pois envolve um processo contínuo de tomada de decisões voltadas principalmente para a preservação da liquidez da empresa, mas que também afetam sua rentabilidade. O autor ainda menciona que o capital de giro é um recurso aplicado no ativo circulante, formado basicamente pelos estoques, contas a receber e disponibilidades fazendo com as políticas internas na administração do capital de giro irão definir o funcionamento interno da empresa, pois estão relacionadas com a gestão dos ativos e passivos circulantes.
ANÁLISE DO SETOR ELETROELETRÔNICO
O setor eletroeletrônico apresentou um índice positivo em relação ao crescimento econômico nos anos anteriores, porém, no momento atual o cenário não é de muito otimismo no País. Com a crise econômica que o Brasil vem enfrentado os estilhaços se espalharam por várias partes, afetando consideravelmente o setor em questão.
As vendas caíram significativamente no segundo trimestre deste ano o que fez gerar milhares de demissões. Os principais responsáveis pela diminuição no faturamento foram as áreas de informática, transmissão e geração de energia e componentes eletros eletrônicos. Nota-se que a chegada dos aparelhos, conhecido como Tablet , vêm alcançando espaço no setor, fazendo com que outros produtos apresentem uma queda nas vendas, como o Notebook.
...