Gestão de Riscos - Riscos Diversos e Lucros Cessantes e Seguros de Automóveis e Saúde
Por: kilderpizarro • 31/5/2023 • Trabalho acadêmico • 3.315 Palavras (14 Páginas) • 92 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
KILDER DE CARVALHO BARROS PIZARRO – MAT. 2112077
BERNARDO PINHEIRO – MAT. 2111769
LUCAS MOURA FERREIRA – MAT. 2111799
Gestão de Risco e Contabilidade Atuarial
Riscos Diversos e Lucros Cessantes e Seguros de Automóveis e Saúde
AP1
RIO DE JANEIRO
2023
KILDER DE CARVALHO BARROS PIZARRO – MAT. 2112077
BERNARDO PINHEIRO – MAT. 2111769
LUCAS MOURA FERREIRA – MAT. 2111799
Gestão de Risco e Contabilidade Atuarial
Riscos Diversos e Lucros Cessantes e Seguros de Automóveis e Saúde
AP1
RIO DE JANEIRO
2023
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. RISCOS DIVERSOS E LUCROS CESSANTES 4
1.1. Lucros Cessantes 4
1.2. Causas e Efeitos dos Lucros Cessantes e os seus Riscos 4
1.3. Calcular Lucros Cessantes 5
1.4. Danos Emergentes 5
1.5. Diferença entre Lucros Cessantes e Danos Emergentes 6
1.6. Lucros Cessantes nos Seguros 6
1.6.1. Perda do Lucro Líquido 6
1.6.2. Despesas Fixas 7
1.6.3. Perda de Lucro Bruto 7
1.7. Cobertura de Seguros Lucro Cessante 8
1.8. Riscos Diversos 8
1.9. Seguro de Riscos Diversos 9
2. SEGURO DE AUTOMÓVEIS E SAÚDE 10
2.1. Seguro de Automóvel 10
2.2. Seguro Saúde 11
CONCLUSÃO 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
No Brasil, o número de trabalhadores autônomos vem crescendo nos últimos anos e ultrapassou a marca de 26 milhões em 2022 segundo os dados do IBGE. Portanto, é útil estar ciente de algumas das questões que envolvem esses profissionais, principalmente lucros cessantes e os riscos diversos que abrangem a essa modalidade. Isso porque os lucros cessantes são de grande valia para a saúde financeira dos profissionais que atuam nessa modalidade, ou seja, entender o assunto é útil na construção de uma educação financeira mais completa e eficaz.
Já as atividades empreendedoras envolvem diversos riscos, que dificultam o surgimento e o crescimento de muitos empreendedores. Ter algum tipo de proteção é altamente desejável para manter a lucratividade do negócio.
Sabendo que, desde que tais perdas sejam cobertas, a lucratividade pode ser protegida por meio de um seguro empresarial. Também é importante saber que o conceito de lucros cessantes está sujeito a diversas exclusões reconhecidas pelos tribunais.
Um dos riscos que um empresário enfrenta é que suas atividades sejam interrompidas por motivos alheios ao seu controle, o que faz com que ele deixe de auferir lucros por um período.
Ao administrar um negócio, é necessário fazer uma análise sobre o negócio de uma perspectiva diferente. O objetivo é geralmente lucrar, mas como lidar, por exemplo, com situações que envolvam riscos diversos e Lucros cessantes? Como se prevenir ou se assegurar desses imprevistos?
O presente trabalho vem com a proposta de fundamentar temas relacionados a Riscos, Lucros cessantes e os seus seguros.
RISCOS DIVERSOS E LUCROS CESSANTES
Lucros Cessantes
Segundo o Código Civil Brasileiro nos artigos 402 e 403 diz: “Art. 402. Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidas ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar” e o, “Art. 403. Ainda que a inexecução resulte de dolo do devedor, as perdas e danos só incluem os prejuízos efetivos e os lucros cessantes por efeito dela direto e imediato, sem prejuízo do disposto na lei processual.”
Partindo deste entendimento, Lucros cessantes caracterizam-se por evento que prejudica o faturamento da empresa - podendo ser causado por atos ou fatos envolvendo terceiros. Ou seja, a ação do terceiro prejudicou a receita da empresa, de modo que a pessoa que causou o dano pode responder por ele. Lucros perdidos nada mais são do que receitas danificadas. É o que a empresa deixou de obter devido às práticas de terceiros. São danos decorrentes da interrupção de qualquer atividade da empresa ou de profissionais autônomos cuja atividade vise o lucro.
Sendo assim, a perda de lucros pode ser descrita como uma perda material sofrida por uma empresa devido à interrupção repentina das atividades.
Em um entendimento mais simples, é a perda dos lucros esperados em razão de caso acidental decorrente de culpa, omissão, dolo ou omissão de terceiro. Portanto, não importa quem causou o dano, é preciso que haja reparação econômica para a parte lesada.
Causas e Efeitos dos Lucros Cessantes e os seus Riscos
Toda causa tem em consequência os efeitos e partindo desta premissa por exemplo, uma das razões para a perda de lucro pode ser que o lucro esperado para o período não pode ser realizado devido à falha do equipamento, o que pode prejudicar o estado geral do negócio. Outros exemplos incluem quando a empresa deixa de fazer uma venda por falta de estoque, quando ocorre um acidente de trânsito que impede a circulação de um ônibus, taxi, motoristas de app (Uber) , ou quando um advogado tem problemas com uma companhia aérea e perde uma audiência, entre outros.
...