Governança Corporativa
Por: renatosoares • 3/6/2016 • Dissertação • 781 Palavras (4 Páginas) • 471 Visualizações
Os dois primeiros capítulos do livro A importância dos preceitos de governança corporativa e de controle interno sobre a evolução e a internacionalização das normas de contabilidade e auditoria, Publicado em Fevereiro/2015 na cidade de Porto Alegre - RS, de autoria do Prof. Claudio Moraes Machado, tem o propósito de realçar a importância dos preceitos de Governança Corporativa e de controle interno e gerenciamento de riscos, inseridas nos novos padrões internacionais de contabilidade (IFRS) e de auditoria, resultando em melhorias e mais qualificadas praticas, cujo processo de aceitação no mercado global avança aceleradamente.
No primeiro capitulo: Introdução, o autor começa realçando o que é controle interno, o autor refere-se a varias citações de diversos autores, O primeiro parágrafo também fala sobre a implementação de harmonização e convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), ás normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS), e os princípios e as práticas de controle interno de gerenciamento de riscos.
No segundo capítulo: Governança Corporativa, cujo subtítulo também é introdução o autor descreve em uma linha o que significa governança corporativa para uma entidade, e logo abaixo o autor descreve uma citação sobre a aplicação da governança corporativa aplicada as empresas citação essa de autoria do IBGC.
Soma-se a essas informações a, Finalidade de governança corporativa aonde o autor explica com as seguintes informações que é aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital, contribuir para sua perenidade, mediante estratégia das corporações, gerenciamento eficaz das organizações, com eficiências de suas operações e a geração de resultados em uma adequada taxa de retorno aos acionistas, com respeito à sociedade, ao meio ambiente e ao interesse social.
Outro Assunto também abordado no segundo capitulo são as Forças de Controle, aonde o autor a define com uma citação dos autores Rossetti e Andrade (2011, p211), e abaixo da citação o autor define em tópicos quais são as forças externas à corporação ou internas a ela.
No segundo capitulo também e abordado os Princípios de Governança Corporativa, aonde o autor esclarece todos os princípios um por um em tópicos.
Os capítulos são estruturados em itens, apresentados com texto curto e com um ou mais exemplos, outro item apresentado no texto se refere aos mecanismos de governança, aonde a governança corporativa se faz por meio de um sistema eficiente de mecanismos internos e externos, capaz de mitigar os problemas de agencia ou de interesses de acionistas e executivos.
O leitor também irá encontrar no segundo capítulo o Tema, A Ética Como Valor Maior, aonde há uma definição da palavra ética que vem da palavra grega ethos, que significa hábitos e costumes. E no seu conceito cientifico ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau certo ou errado, e logo abaixo também a uma citação do autor Lopes de Sá, composta em sua obra “ Ética e Valores Humanos”.
Logo abaixo o livro também relata no segundo capitulo, A importância da Governança corporativa, Surgida recentemente no ano de 1991. Foi incentivada pela OCDE.
...