TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Graduação Em Ciências Contábeis

Por:   •  23/11/2024  •  Trabalho acadêmico  •  5.451 Palavras (22 Páginas)  •  20 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA – UFDPar

CAMPUS MINISTRO REIS VELOSO – CMRV

COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – CCCC

GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FRANCISCO LÁZARO VERAS ASSUNÇÃO

JEAN CLÁUDIO DA COSTA SANTOS

WELLIGTON MARCELINO SOUSA

 SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA – UFDPAR

PARNAÍBA-PI

2024 

FRANCISCO LÁZARO VERAS ASSUNÇÃO

JEAN CLÁUDIO DA COSTA SANTOS

WELLIGTON MARCELINO SOUSA

SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA – UFDPAR

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador:

Coorientador:

PARNAÍBA-PI

2024

  • INTRODUÇÃO

  • Contextualização e Problema de Pesquisa (3 laudas)

DEVE CONTER: (Tema e sua Contextualização; Problema e Lacuna de Pesquisa; Pergunta de Pesquisa)

O cenário contábil tem-se apresentado imerso em uma série de transformações nas últimas décadas (BECK; RAUSCH, 2015; CORDEIRO, 2023). Tais transformações partem da premissa imperativa do próprio mercado, o qual está inserido em uma dinâmica constante de mudanças, e pelas novas compreensões de como o ser humano aprende e se desenvolve (GALVÃO FILHO, 2009; SANTANA, 2021). Neste viés, com vistas a atender essas novas exigências profissionais e sociais, o ensino de contabilidade precisa ser ressignificado (SOUZA, 2023).

Sendo a educação um fator essencial na formação de um cidadão e consequentemente para seu desenvolvimento profissional, pois esta fornece as habilidades necessárias que contribuem para a formação do conhecimento, dando ao indivíduo condições para que este possa refletir, criticar e criar. (COSTA, 2024; LIMA, 2023; LOPES, 2024; ZAMBON, 2024). Desta forma, o ensino da contabilidade deve buscar não só acompanhar as necessidades do mercado, mas também contribuir para as novas perspectivas de ensinar a fim de motivar seus alunos uma vez que estes serão atores transformadores da própria sociedade (DA SILVA, 2020).

Visto que a qualidade de um curso como o de graduação, o envolvimento do aluno e a sua satisfação são fatores que determinam o perfil e o desempenho dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho (ASSIS, 2020; RODRIGUES, 2023). Pode-se entender que a satisfação é uma resposta afetiva por certo período resultante da avaliação dos serviços pedagógicos e do apoio aos estudos oferecidos ao estudante pela universidade (CHADZA, 2023; PALACIOS; MENEZES; PÉREZ; 2002; TONTINI; ESTEVES, 1996). Logo, as universidades precisam entender e acompanhar o nível de satisfação de seu aluno com a instituição e o curso (OSTI, 2021; PAULA, 2023).

No Brasil, diversos estudos têm mostrado que a Satisfação dos estudantes se constitui uma variável fundamental para as IES na busca de um parâmetro adequado para a mensuração da qualidade dos serviços propostos na condição de prestador (CARVALHO, 2020; DUONG, 2015; GOMES et al. 2020; NAVARRO; IGLESIAS; TORRES, 2005; SOUKI; PEREIRA, 2004; SOUZA; MORAES; MELO, 2024). A opinião do indivíduo é fundamental na medida e que a qualidade de bens e serviços em uma IES tem poucos dados quantitativos para ser mensurada e que depende do olhar subjetivo de quem o usufrui (CUNHA, 2016). Assim, a satisfação acadêmica pode definir-se como uma variável da vida dos estudantes que engloba sua percepção, engajamento, realização pessoal e profissional com o meio acadêmico (BUSCACIO, 2016; DE CASTRO, 2021).

Neste sentido, pesquisas têm relatado que os estudantes mais envolvidos com a instituição acabam por apresentar índices superiores de adaptação e de sucesso acadêmico, apresentando um grau mais elevado de satisfação com as suas vivências académicas quando comparados com colegas menos envolvidos na vida académica (ALMEIDA; GONÇALVES; SALGUEIRA, 2003; DAVOGLIO, SPAGNOLO; DOS SANTOS, 2017). No mesmo sentido, (Santos et al 2019), realizaram uma pesquisa com referência aos períodos que os estudantes estiveram frente aos desafios relatou que os alunos em fase inicial direcionam seus esforços e entendimento acerca da aceitação do seu curso de escolha e que os estudantes em anos finais do curso, direcionam sua atenção e preocupação com a conclusão do curso, a entrada no mercado de trabalho e a especialização profissional. Costa, Araújo e Almeida (2014), em suas pesquisas, concluíram que é preciso investir em pesquisas com caráter que visem analisar os dados de natureza acadêmica, estrutura curricular dos cursos oferecidos nas IES e as metodologias utilizadas no ensino pelos professores e traz como proposta para trabalhos futuros que dados de natureza atitudinal e afetiva, como percepções e vivências dos estudantes ao longo da sua vida acadêmica também devem ser analisados.

Sendo assim, se faz importante a investigação a partir de situações e experiências dos estudantes, as suas vivências de satisfação e insatisfação dentro do contexto universitário (ALMEIDA; CAMPIRA; ARAÚJO, 2021). Levando em consideração as pesquisas de Paswan e Young (2002), apresentadas posteriormente, o presente estudo adquire uma grande relevância ao contribuir com uma pesquisa empírica no contexto das IES públicas, fazendo da mesma, um aporte para que possa somar positivamente dentro do processo de ensino-aprendizagem das IES. Dessa forma, observa-se a necessidade de analisar o nível de satisfação dos alunos da UFDPar acerca da oferta do curso de ciências contábeis.

Pergunta de Pesquisa

Levando em consideração as pesquisas de Paswan e Young (2002), apresentadas posteriormente, o presente estudo adquire uma grande relevância ao contribuir com uma pesquisa empírica no contexto das IES públicas, fazendo da mesma, um aporte para que possa somar positivamente dentro do processo de ensino-aprendizagem das IES e responder a seguinte problemática: Qual o nível de satisfação dos alunos da UFDPar acerca da oferta do curso de ciências contábeis?

  • Objetivos (1 lauda)
  • Objetivo Geral

O objetivo do presente estudo é analisar o nível de satisfação dos alunos da UFDPar acerca da oferta do curso de ciências contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)   pdf (381.4 Kb)   docx (208.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com