IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NO CENÁRIO EMPRESARIAL
Por: Letícia Tolentino • 26/11/2017 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
IMPACTOS DA TERCEIRIZAÇÃO NO CENÁRIO EMPRESARIAL
O processo de terceirização surgiu durante a segunda guerra mundial, onde os fabricantes de armamentos estavam com uma demanda muito grande e se viram necessitados de contratar empresas prestadora de serviços para auxilar em serviços que não fossem de produção de armamentos.
Desde então a operação foi se aperfeiçoando, o processo de terceirização sempre foi focada na prestação de serviços alheios, que não fossem da atividade fim da empresa. Com a terceirização das atividades que não são o foco das empresas, elas conseguem concentrar-se em seu produto estratégico.
Porém, quem procura terceiriza o serviço está em busca de redução de custos diretos e indiretos e elevação no nível de eficiência dessa atividade, porém não é sempre que essas duas coisas andam juntas, a terceirização nem sempre é a melhor opção quando se busca a eficiência no serviço prestado.
Com a nova lei que foi aprovada no ano de 2017 as condições de trabalho ficaram mais precárias para os empregados, acarretando a diminuição dos direitos e salários. Em média, os terceirizados recebem salário 24,7% menor do que dos empregados diretos, e trabalhando mais, ou seja, isso acarretará em maior desemprego pois as empresas prestadora de serviços que perdem o contrato com a tomadora, costumam abandonar seus empregados . Por tanto, com essa nova lei as empresas pagaram menos pela mão de obra, sem ter que se preocupar com outros encargos trabalhistas. A terceirização também influência em potencializar o risco de acidentes de trabalho.
Por outro lado, na visão das empresas, a terceirização de serviço possui muitos benefícios pois, não irá se preocupar com encargos trabalhistas, o serviço prestado será com um custo menor do que se o serviço fosse direto, possui um contrato com a prestadora de serviço onde, a maioria das vezes nunca sai perdendo, por exemplo: uma funcionária falta, seja justificado ou não, quem arca com a despesa é a empresa prestadora de serviço. Porém, com a terceirização o serviço a ser executado pode ter uma decadência maior do que se o serviço fosse direto, visto que a permanência média de terceirizados no emprego é menor do que a do trabalhador direto. E outro ponto a ser considerado com desvantagem é que, os terceirizados podem não estar devidamente legalizados e registrados, com isso a empresa tomadora do serviço pode ser autuado pelo Ministério do Trabalho ou sofrer ações trabalhistas.
...