Informações contábeis e cálculos financeiros
Projeto de pesquisa: Informações contábeis e cálculos financeiros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisbarros • 28/10/2014 • Projeto de pesquisa • 1.150 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Muitas são as situações do nosso dia a dia em que empregamos conhecimentos matemáticos. Muitas vezes fazemos isso sem nem perceber a importância que tais conhecimentos têm em nossa vida. A gestão empresarial pratica constantemente a arte de planejar, organizar, controlar e decidir os passos a serem seguidos pela empresa como um todo rumo ao alcance das metas. As informações contábeis e os cálculos financeiros são amplamente utilizados para do suporte ás decisões empresariais, sendo que cada informação e calculo têm sua importância para guiar à melhor estratégia no momento, porém o responsável pela decisão deve possuir um perfil coerente para visualizar todas as informações disponíveis que influenciam na empresa de uma forma geral.
2. DESENVOLVIMENTO
As informações contábeis e os cálculos Financeiros são amplamente utilizados para dar suporte às decisões empresariais da lucratividade, perspectivas a médios e longos prazos, alternativas de investimentos e a utilização constante de fluxo de caixa com valores corregidos dão embasamento às decisões necessárias. Cada informação e cálculo têm sua importância na administração de uma empresa, porém o responsável pela decisão deve possuir um perfil compatível com a atividade para visualizar todos estes dados como um todo que influência em todas as áreas da empresa.
1.1CONTABILIDADE.
1.a. Tipos de Usuários.
São todas as pessoas físicas e jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade. Obrigatoriamente todas as empresas devem ter um contador, que é o responsável técnico perante o órgão governamental. Os usuários da contabilidade são aqueles que necessitam das informações pela mesma, citando então três exemplos de usuários da contabilidade internam, e a contabilidade externa.
Usuários Internos
Administradores da empresa: Tomada de decisão com eficiência para o sucesso da empresa.
Proprietário: Tendo informações sobre a rentabilidade de sua empresa.
Colaboradores: Saber se a empresa tem condições de continuar o empregando.
Usuários Externos
Fornecedores: Com dados da situação da empresa e consequentemente do risco de vender a prazo.
Bancos: Analise econômico-financeiro para aprovar empréstimos.
Governo: Tanto para a arrecadação de impostos como obter dados estáticos, sentido de melhor redimensionar a economia.
Outros usuários.
Grupos de consumidores e o publico em geral também se interessam por informações contábeis, especialmente as relativas ao montante de vendas e ao lucro que empresas geram. Tais informações têm certo efeito sobre nosso padrão de vida. Podem marcar um período de prosperidade, com muitas ofertas de emprego e melhoria do padrão de vida, ou de recessão, com vendas e lucros em declínio.
1.b. Qual o objetivo dessa ciência em relação à empresa.
A contabilidade faz parte das ciências empresariais, pois, juntamente com a administração, economia, Markentng e direito, se encarrega da gestão das empresas, contribuindo para o desempenho financeiro das empresas, gerando riquezas.
• Para D´Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p.49) a “contabilidade é a ciência que estuda a pratica as funções de orientações, controle de registro relativo aos atos e fatos da administração econômica”.
• Para Hendriksen (PADOVEZE, 2000, p.49) a “contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
2. 2. GESTÃO FINANCEIRA
2.a.Constantemente os profissionais da área da gestão empresarial estão obrigados a decidir sobre as melhores formas de conduzir a empresa rumo ao sucesso de todas as suas ações. Frente a um mercado instável e propenso a oscilações que podem afetar toda a estrutura financeira dessa entidade, é imprescindível uma melhor alocação e distribuição dos recursos monetários disponíveis. O gestor financeiro deve ter características tradicionais, porém o acréscimo de conhecimentos e maneira de agir para aumentar o valor das atividades da empresa e da sociedade como um todo.
Características pessoais.
2.b. Trata-se das mais importantes, pois são esforços muito grandes e pessoais para serem desenvolvidos e mantidos dia a pós dia em meio a tanta turbulência de atribuições da vida.
Transparência: fundamental, pois sem clareza e transparência na atuação a gestão financeira torna-se impraticável e pode prejudica a empresa.
Ética: se-manter dentro dos procedimentos, ser justo com os demais.
Disciplina: uma vez traçado os caminhos a cerem seguidos estabelecendo a rotina com os meios claros e práticos, atingindo os objetivos determinados.
Comprometimento: liderar pelo exemplo, estar sempre comprometido, manter sua palavra no todo.
Orientação
...