Investimentos de Renda Fixa
Por: Alissonjr2 • 26/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.165 Palavras (5 Páginas) • 693 Visualizações
Faculdade anhanguera educacional
taubaté – Unidade 1
APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE RENDA FIXA, ESPECIFICAMENTE POUPANÇA e cdb.
Alisson Junior martins
taubate – sp
2014
Alisson Junior martins
APLICAÇÕES FINANCEIRAS DE RENDA FIXA, ESPECIFICAMENTE POUPANÇA, e cdb.
Trabalho desenvolvido nas disciplinas Matemática Financeira e Estatística, ministradas pelo professor Flávio Corrêa.
taubaté-sp
2014
“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.”
Henry Ford
SUMÁRIO
Pg
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 5
1.1 OBJETIVO GERAL ....................................................................... 5
1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO .............................................................. 5
1.3 METODOLOGIA ........................................................................... 6
2 POUPANÇA ............................................................................................... 6
3 CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB) .......................... 7
4 PESQUISA DE CAMPO ........................................................................... 7
5 REFERÊNCIAS ........................................................................................ 10
6 ANEXO 1 – TABELA DE DADOS OBTIDOS ...................................... 11
introdução
Os investimentos de renda fixa são aqueles em que a remuneração ou sua forma de cálculo se determina previamente, no momento da aplicação, sendo os investimentos mais conhecidos dessa categoria a poupança, o certificado de depósito bancário (CDB), os fundos DI, além de títulos do governo e debêntures.
Pelo fato de não estarem sujeitas a oscilação do mercado, e do investidor conhecer a rentabilidade dessa modalidade de investimentos, essas aplicações são consideradas de baixo risco, e por isso mais adequadas a quem possui o perfil conservador.
Objetivo geral
Este trabalho tem como objetivo geral o estudo dos investimentos de renda fixa.
objetivo específico
O trabalho tem como objetivo específico o estudo e a apresentação de 2 (duas) modalidades de investimentos de renda fixa, sendo eles a poupança e o CDB (Certificado de Depósito Bancário). Também foi feito um estudo visando constatar se os alunos do terceiro e quarto semestre do ano de 2014 do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera Educacional – Unidade 1 Taubaté, reservam parte de sua renda para investimentos.
metodologia
O estudo partiu de pesquisas bibliográficas para aprimoramento do assunto proposto, com pesquisas em sites, livros, etc. Também será realizada uma pesquisa de campo visando identificar qual o comportamento desses estudantes em relação aos investimentos existentes.
2. POUPANÇA
A poupança é um dos tipos de investimentos mais popular e tradicional do país, sobre ela não há a incidência de Imposto de Renda, nem custos com taxa de administração, sendo que o valor aplicado na poupança pode sofrer resgate a qualquer momento sem nenhum tipo de custo. É considerada investimento de baixo risco.
As regras para a remuneração dos depósitos de poupança são estabelecidas no artigo 12 da Lei 8.177, de 1991, alterada pela Medida Provisória 567, de 2012, após a queda da taxa de juros. Pela nova norma, sempre que a taxa Selic (juro básico do país) for igual ou menor que 8,5 % ao ano, a poupança renderá 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR) para depósitos feitos a partir de maio de 2012.
A poupança é coberta pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) e partir de uma alteração feita em maio de 2013, os depósitos em poupança que antes eram cobertos em até R$ 70.000,00 (setenta mil reais) passaram a ser garantidos no valor de até R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) em caso de quebra da instituição bancária (sendo que a garantia é dada por CPF).
3. CERTIFICADO DE DEPÓSITO BANCÁRIO (CDB)
O CDB é uma modalidade de investimento também considerada de baixo risco, é emitido pelos bancos, e é equivalente a um empréstimo feito pelo investidor a instituição, que se compromete a devolver a quantia com juros ao mesmo, estando indexados a algum índice. Nesse tipo de investimento, o prazo para o regate é acordado com o banco, mas o aplicador pode retirar antes a sua rentabilidade sem prejuízos, desde que obedecido o prazo mínimo de aplicação, que varia de um dia a um ano, dependendo da remuneração desejada.
...