NBC PA 290 – INDEPEDÊNCIA – TRABALHOS DE AUDITORIA E REVISÃO
Por: Mel2489 • 22/10/2017 • Trabalho acadêmico • 762 Palavras (4 Páginas) • 276 Visualizações
Apresentação da criança
Nome: Ingrid;
Idade: 6 anos e 3 meses;
Hipótese da escrita: Alfabética;
Características da hipótese Alfabética
Nessa fase a criança escreve convencionalmente, mas apresenta erros ortográficos. Pode confundir fonemas, trocar ordem das letras ou omitir acentos gráficos. Na hipótese alfabética a criança já sabe “o que” e “como” a escrita representa a fala, identificando que uma letra é para cada fonema que se pronuncia. Mas ainda não significa que ela está alfabetizada, pois precisa de mais práticas e desenvolvimento, além da noção som-grafia.
Ingrid na entrevista já escreve convencionalmente, uma forte característica dessa hipótese, porém comete alguns erros de ortografia. A mesma troca ordens de algumas letras, omite outras (poucas vezes) e confunde fonemas como “s” com “z” da palavra “giz”. Ainda não tem noção que uma frase deve conter espaço, diferente do que acontece na fala. Ao ler as palavras, consegue fazer relação de cada sílaba com o som.
Descrição da atividade realizada
O nome da atividade é “Jogo dos erros”.
- Objetivos: Esse exercício consiste em apresentar o trecho de uma música infantil, em uma folha, para a criança identificar quais os erros ortográficos, pontuação, entre outros constam no texto. A quantidade de erros deve ser escolhida pelo adulto que realiza o jogo com a criança, e também deve ser do conhecimento dela quantos “erros” ela irá procurar. Quando a mesma encontrar os erros deve circulá-los e escrevê-los embaixo do texto como deveriam ser escritos.
- O porquê da escolha: A atividade escolhida é para melhor desempenho de uma criança em hipótese alfabética, já que a mesma tem noção do que e como a escrita representa a fala. Logo a mesma desenvolve a ortografia, pontuação, noção de espaço entre as palavras, som-grafia, entre outros, conforme lê e circula as palavras. Além disso, o texto é trecho de uma música infantil, algo familiar e que a criança tem bastante convívio no âmbito escolar, facilitando a atividade. A ideia da transgressão do erro das palavras para depois a criança procurar auxilia na aprendizagem e favorece no processo de alfabetização.
Elaboração da atividade
A música escolhida foi “A dona aranha”, com palavras de vocabulário fácil e familiar para a criança. A quantidade de erros elaborados no texto foi ‘cinco’, não sendo muito extenso, e permitindo que a criança possa realizar mais de uma vez, mudando as palavras com erros. As palavras para a criança identificar foram ‘’arranha’’; ‘’derubou’’; ‘’chuvo’’; “doma”; e a sentença ‘’sobesobesobe’’ sem espaço vígula:
A dona arranha subiu pela parede
Veio a chuva forte
E a derubou
Já passou a chuvo
E o sol já vai sugindo
E a doma aranha
Continua a subir
Ela é teimosa e desobediente
Sobesobesobe e nunca está contente
Ingrid foi lendo como se estivesse cantando mesmo a música e, de início, não encontrou nenhum erro. Percebendo alguma dificuldade, a criança procurou em um trecho por vez. A primeira palavra ‘’arranha’’ Ingrid não teve dificuldade e logo identificou que a mesma tinha a letra “r” a mais do que deveria. A segunda palavra “derubou”, Ingrid não conseguia especificar o erro, e foi preciso intervenção até a mesma identificar que era com duas letras “r”, e não com uma apenas, lembrando a criança que o r nesse caso tem som mais forte.
...