O Balanço Patrimonial Gerencial
Por: lhu123 • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.568 Palavras (7 Páginas) • 431 Visualizações
Balanço Patrimonial Gerencial
A classificação do Balanço Patrimonial tradicional se mostra inadequada para uma análise da liquidez, principalmente à luz da empresa no desenvolvimento normal das suas operações, ou seja, em funcionamento. Foi constatado que, compondo o grupo do passivo e do ativo circulantes, se encontram contas que possuem natureza completamente distinta em relação às demais, o que afeta de forma significativa a maneira de enfocarmos a situação financeira da empresa. São contas do ativo e passivo que se renovam constantemente à medida que se desenvolvem as operações da empresa e são muito importantes para a construção do seu Balanço Patrimonial Gerencial.
No desenvolvimento das suas operações, a empresa realiza aplicações que têm por objetivo apoiar o giro dos seus negócios. São aplicações de caráter essencialmente operacional, ligadas à atividade da empresa e vinculadas ao ritmo das suas atividades operacionais ( Ativo Cíclico ou Operacional ).
Por outro lado, as operações da empresa fornecem recursos que são utilizados no financiamento das suas atividades, apresentando características semelhante às contas do Ativo Cíclico, estando vinculadas às atividades operacionais ( Passivo Cíclico ou Operacional ).
Compondo ainda o Circulante, temos as contas de curto prazo do Ativo e do Passivo que não possuem a natureza e o padrão de comportamento evidenciado pelas contas cíclicas ou operacionais. Estas contas não estão estreitamente vinculadas às operações da empresa, não apresentando comportamento vinculado ao seu nível de atividades.
Em geral, possuem caráter fortemente financeiro e são originadas das operações de financiamento e investimento de curto prazo. Tendo em vista essas características, tais contas são denominadas Erráticas.
Dessa forma, o Ativo e o Passivo Circulante do balanço patrimonial tradicional podem ser reclassificados em dois grupos compostos por suas contas Cíclicas ou Operacionais e Erráticas, financeiras ou de curto prazo.
Do ponto de vista da gestão da empresa, podemos dizer que as contas Cíclicas possuem natureza operacional, vinculada ao desenvolvimento dos negócios da empresa, enquanto as contas Erráticas são relacionadas com os aspectos táticos do curto e curtíssimo prazo, geralmente administrados pela tesouraria.
Ativo = Ativo Errático + Ativo Cíclico
Circulante ou de Curto Prazo ou Operacional
Caixa – Bancos) ( Contas a Receber de Clientes)
(Aplicações Financeiras) ( Estoques)
Passivo = Passivo Errático + Passivo Cíclico
Circulante ou de Curto Prazo ou Operacional
(Empréstimos) ( Fornecedores )
(Financiamentos) ( Impostos Operacionais )
( Salários e Encargos a Pagar )
Balanço Patrimonial Gerencial
Ativo + Realizável a = Ativo Permanente
Permanente Longo Prazo ou de Longo Prazo
Patrimônio + Exigível a = Passivo Permanente
Líquido Longo Prazo ou de Longo Prazo
O balanço patrimonial contém, ainda, um conjunto de contas que são, por natureza, de longo prazo, não possuem comportamento vinculado às operações da empresa e que, em geral, são de movimentação muito lenta em relação às contas posicionadas no circulante. São as contas que representam fontes de longo prazo que compõem o patrimônio líquido e o exigível à longo prazo do lado do Passivo, e as que representam aplicações também de longo prazo no ativo permanente e no realizável a longo prazo. Essas contas são denominadas permanentes e compõem o ativo permanente ou de longo prazo e o passivo permanente de longo prazo.
...