O DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
Por: Thiago Oliveira • 8/9/2019 • Resenha • 412 Palavras (2 Páginas) • 149 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE
CCO 341 – CONTABILIDADE RURAL
THIAGO DE OLIVEIRA SILVA
MATRÍCULA: 81981
O CPC 00 trata dos conceitos e definições fundamentais para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis. É um pronunciamento de extrema importância para o profissional contábil.
De acordo com esse pronunciamento as demonstrações contábeis são elaboradas visando a atender aos diversos usuários interessados, sem privilegiar algum em especial e não devem ser alteradas por exigências de qualquer um deles, ou seja, o escopo principal a ser alcançado é mais amplo e geral.
As características qualitativas fundamentais para que as informações contábeis sejam úteis são relevância e representação fidedigna. Por informação relevante, entende-se por “aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.” A informação é representada de forma fidedigna quando é “completa, neutra e livre de erro”. Já as características de melhoria, que melhoram a utilidade da informação são: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
No entanto, devemos sempre ficar atento as mudanças que pode acontecer e sempre nos atualizar. Em março de 2018 houve a mais recente atualização sobre o CPC 00. A atualização divulgada é toda em inglês, o que dificulta no caso de quem não tem um entendimento tão grande da língua. Utilizando um tradutor online para compreensão, esbarra-se em palavras traduzidas de maneiras diferentes que causa um entendimento em diversos momentos pouco satisfatório.
Uma das mudanças da nova atualização é sobre as características qualitativas fundamentais da contabilidade, mais especificamente da representação fidedigna que anteriormente trazia que deveria ser completa, neutra e livre de erros. Agora adiciona-se a isso que a informação deve ser clara, de entendimento simples para o usuário.
Outra mudança é nas definições de ativo e passivo, que anteriormente trazia a intenção de gerar benefícios econômicos para a entidade. Esse conceito de benefícios econômicos foram retirados das definições de ativo e passivo, com a justificativa de que em determinados momentos essa definição poderia não se enquadrar dependendo da operação realizada.
Foi alterado também a respeito de reconhecimento e mensuração, inserido que a incerteza influencia diretamente nesses dois aspectos. Foram colocados também outras formas de mensuração além das já anteriormente divulgadas.
...