TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Caso Santander Finance

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA

Resenha Crítica de Caso

THIAGO OLIVEIRA DE MATTOS

Trabalho da disciplina Análise de investimentos em ações e fundos

                                                                    Tutor: Prof. James Dantas de Souza

Rio de Janeiro

2020

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS EM AÇÕES E FUNDOS (NPG1244)

Referência:  TRUMBULL,  Gunnar ;  CORSI,  Elena;  BARROM,  Andrew.  Santander Consumer Finance.  Harvard Bussiness  School , p.1-29, 13 dez. 2010

O caso transcorre a história do Santander Consumer Finance (SCF), uma divisão criada pelo grupo Santander e líder em financiamentos para o consumidor. Onde a atual CEO, Magda Salarich Fernandez de Valderrama, teria quatro meses para apresentar uma estratégia para qual direção a empresa seguiria pelos próximos 10 anos. Os desafios seriam: manter a lucratividade, focar a consolidação da empresa, investir em novos mercados/produtos entre outras decisões.

O Grupo Santander foi fundado em 1857 através da subscrição de capital por 70 empresários da cidade de Santander na Espanha. Ao longo dos anos o banco expandiu seus negócios, adquirindo novos bancos e abrindo escritórios em todo o mundo.

O Santander Consumer Finance (SCF) começa sua história em 1987 quando o Santander efetua a compra do banco Bankehaus Centrale Credit, uma banco alemão que teria sua especialidade voltada para o financiamento de veículos. Com o passar dos anos e aquisições de bancos e crescimento de suas operações com serviços de cartão de credito, atendimento ao cliente via telefone, empréstimo ao consumidor o Santander obtendo sucesso em todas as áreas de forma distinta em 2002 cria a uma divisão interna a SCF.

        

Sob a liderança do CEO Juan Rodriguez Inciarte, o proposito da SCF era o crescimento e consolidação de mercado. Inciarte, adotou uma estratégia pratica expandindo as operações pela Europa buscando os países com maior PIB e população.

A partir de 2006 a SCF, já consolidada na região europeia Inciarte buscou a expansão da empresa por todo o continente, passando pelos Estados Unidos, México, Rússia, Chile entre outros. Em 2008 a SCF já operava em 20 países gerando um lucro aproximado de 8% sobre a totalidade do lucro do Santander.

No final de 2006 os empréstimos contraídos na Europa somavam um montante de 1 trilhão de euros. Embora este numero esteja numa faixa menor que dos Estados Unidos, na Europa o risco de inadimplência era relativamente menor, as taxas não eram ajustadas em demasia como na América, sendo mais justo para os clientes.

A atividade de maior representação da SCF era o financiamento de veículos para os clientes. Além disso, a SCF fornecia serviços financeiros combinados, como seguros, cartões de débito e crédito, empréstimos pessoais entre outros.

Para cada tipo de produto a SCF utiliza uma abordagem para captação de clientes. Em alguns casos uma abordagem indireta, onde dependia de um revendedor, com por exemplo empresas de revenda de veículos e supermercados. E a abordagem direta, que depende única e exclusivamente da SCF e sua equipe de vendas.

Com a criação de um sistema online para aprovação de credito, a abordagem indireta, conseguia inserir informações sobre o cliente ou produto que era processado pelo sistema, o sistema demorava em média 03 minutos para um retorno sobre a análise e em tempo real já era verificado as informações com comissão de venda para os revendedores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (130.3 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com