Caso Santander Consumer Finance
Por: Suzy Hellene • 29/4/2021 • Resenha • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM FINANÇAS E CONTROLADORIA
Resenha Crítica de Caso
Suzy Hellene Ferreira Barbosa
Trabalho da disciplina Análise de Investimentos em Ações e Fundos
Tutor: Prof. James Dantas de Souza
Goiânia,GO
2021
SANTANDER CONSUMER FINANCE
Referência:
TRUMBULL, Gunnar. CORSI, Elena. BARRON, Andrew. Santader Consumer Finance. Harvard Business School, 712-P04. Dezembro 2010. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo/Basico/ATU117/Biblioteca_61634/Biblioteca_61634.pdf. Acesso em: 29/04/2021
O presente estudo retrata a história da expansão e divisão do Grupo Santander com o Santander Consumer Finance (SCF), onde sua então recém nomeada CEO Salarich haveria que apresentar estratégias e tomar decisões que influenciaria a expansão e crescimento da SCF tão importantes quanto seu antecessor Juan Rodriguez, que em sua gestão e uma ótima visão de mercado conseguiu gerenciar os riscos da empresa e torna-la em uma das empresas maiores no ramo de financiamento ao consumidor a nível global.
O estudo escreve um breve histórico sobre a formação e o crescimento da empresa, que teve início em 1857, quando o Grupo Santander foi criado na cidade de Santander em Cantábria no norte da Espanha, e daí em diante a empresa usou várias estratégias visando o crescimento e longo dos anos aumentou seus negócios em toda Espanha, o que levou o grupo expandir para outros países da América Latina, e Londres. Já em 2007 o Santander se tornou o maior banco do mundo em termos de capitalização e lucros líquidos.
O Santander Consumer Finance (SCF), surgiu em 1987 com a compra do Bauhaus Centrale Credit AG (CC Bank), um banco especializado em financiamento de veículos, e que foi o carro cheque propulsor de negócios do SCF por muito tempo. E seguindo os passos do Banco Santander, o SCF foi expandido e se tornando mercado não só na Europa, mas também nos EUA, México, Rússia e Chile. Portanto, na liderança de Iniciarte, a estratégia utilizada foi para expandir negócios e visar o crescimento e diante esse crescimento houve a necessidade de entender o que o mercado local exigia e diversificar produtos, marketing e operações. Um gerente expos: “cada país europeu apresenta a SCF suas próprias limitações regulamentares específicas. Temos que ser extremamente flexíveis.”
O grupo teve dificuldades em centralizar suas operações, devido as diferentes culturas dentro da União Europeia e outros mercados, o que gerava limitações nas aplicações de taxas de juros, pois não levava em consideração analise de credito individual deixava a para os credores decidirem o risco de cada cliente. Sendo assim, o grupo não geria produtos de riscos altos, pois não tinha segurança e nem certeza dos dados, e comparando aos EUA esse mercado estava ainda em um nível inferior.
O grande boom do mercado de credito ao consumidor se deu após a segunda guerra mundial, quando aumentou o consumo no setor de bens manufaturados, tornado o universo de financiamentos mais comuns para os europeus. Com o passar dos anos, esse índice de endividamento foi aumentando, porém não conseguiu igualar ao mesmo nível dos EUA, mesmo assim foi suficiente para abrir oportunidades para o SCF.
Salarich ponderou: “quanto antes se der o processo de integração, melhor para nós”
Conforme citado anteriormente, a principal e maior atividade da SCF eram os financiamentos de veículos. Para se adaptar aos mercados locais, a SCF passou a oferecer também outros produtos como cartão de credito e debito, seguros de proteção de pagamento, empréstimos pessoais, hipotecas, etc. Para se adaptar aos mercados a SFC utilizava de estratégia direta e indireta nas vendas. Para empréstimos de bens de consumo e veículos era utilizado uma abordagem indireta, também chamada de ponto de venda PVD, onde o dependia totalmente dos revendedores para ofertar os empréstimos e financiamentos, o que deixava a SCF distante dos seus clientes individuais. Para os outros tipos de produtos a SCF utilizava uma abordagem mais direta, com venda de produtos feita por uma equipe própria.
...