O Fluxo de Caixa
Por: Wesley Leal • 2/10/2019 • Trabalho acadêmico • 543 Palavras (3 Páginas) • 148 Visualizações
Passo 2
O que de fato é Fluxo de Caixa? Bom, essa é uma boa pergunta, já que afinal a VIRTUALMOB precisa não só saber, como também entender essa ferramenta tão utilizada por muitas empresas nos dias de hoje.
O Fluxo de Caixa é uma ferramenta muito importante no ambiente financeiro de uma empresa, ela nos permite acompanhar movimentações financeiras que já aconteceram ou como no caso da VIRTUALMOB, onde a mesma precisa projetar um fluxo de caixa que permitirá a analise e a projeção de movimentações futuras para auxiliá-los na tomada de decisões.
Essa projeção nos permite fazer uma estimativa das entradas e saídas de dinheiro que poderão afetar o caixa da empresa, ou seja, se utiliza dados passados para projetar cenários futuros a respeito das financias do negocio.
Um fluxo de caixa capaz de fazer boas projeções para o futuro deve contar com alguns elementos fundamentais. Para isso, é preciso que as projeções sejam precisas e coerentes. Logo, o gestor deve estar atento a pontos como:
• saldo inicial em caixa;
• despesas fixas e variáveis;
• entradas de receita, divididas em “previsão” e “realizadas”;
• intervalo de tempo dentre um recebimento e outro;
• planejamento de contas.
Todos esses elementos devem ser lançados em uma tabela ou planilha, onde o empreendedor terá uma noção clara das entradas e saídas de dinheiro e ainda sobre as necessidades financeiras futuras da empresa.
Mas para que de fato se elabore essa projeção são necessários 3 pontos, com eles em pratica a VIRTUALMOB se sairá muito bem para tomar as decisões certas. A seguir cada um dos 3 pontos:
1°- Estime vendas:
Aqui deve-se estimar o total de vendas a serem realizadas em determinado período (semana, mês, semestre). Usar os históricos de vendas dos últimos anos pode ser uma boa base para prever vendas futuras.
2°- Estime o tempo de recebimento de pagamentos:
Nessa etapa a ideia é estimar o tempo que a empresa levará para receber pelas vendas, principalmente para aquelas feitas no cartão e a prazo.
3°- Estime gastos:
Inclua nesse passo todos os gastos fixos e variáveis e ainda os prováveis durante um período, como despesas periódicas e anuais relativas a taxas e impostos.
Determine também gastos com outras frentes, como os valores necessários para adquirir matérias-primas e para montar estoque.
Os registros de pagamentos dos anos anteriores ajudam a estimar os gastos com maior precisão.
Portanto, com todos esses dados em mãos, você também precisara dos números mensais do Saldo inicial, Receita e das Despesas, com essas informações em mãos é hora de alimentar sua tabela para realizar a projeção de fato, e assim determinar o Lucro/Prejuízos, Acumulado e a Lucratividade, pois a analise correta desses pontos dentro da VIRTUALMOB ira colaborar com o sucesso de uma boa projeção ajudando assim na vida financeira da mesma.
Lembrando que os dados da tabela a seguir foram criados para auxiliar
...