O MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance
Por: Karina Lima • 4/9/2021 • Dissertação • 2.694 Palavras (11 Páginas) • 197 Visualizações
FGV
MBA Executivo em Finanças: Controladoria, Auditoria e Compliance
Estudo de caso: Empresas Creditudo e Zappin
Turma: 24
Módulo: Compliance
Professor: Marcelo Borowski Gomes
Aluna: Karina Lima e Silva Lisboa
São Paulo 2021
Sumário
1. Introdução 3
2. Contratação do Compliance Officer 3
3. Tone at the top 4
4. Análise de Riscos 4
4.1 Junto aos donos 4
4.2 Mapa de risco 5
4.2.1 Riscos avaliados 5
4.2.2 Mapa de calor 6
5. Plano de ação 6
6. Canais de denúncias 8
6.1 Ombusdsman 9
6.2 SAC/Ouvidoria 9
7. Programa de integridade 9
7.1 Código de conduta 9
7.1.1 Aos funcionários 10
7.1.2 Aos cliente 10
7.1.3 Sanções disciplinares 10
8. Treinamento 10
9. Conclusão 10
10. Bibliografia 11
- Introdução
Venho fazer o estudo de caso das empresas Creditudo e Zappin, uma empresa fundada desde a década de 70, vinda da Europa, no ramo de supermercados, com muitos produtos sendo eles de bens duráveis e não duráveis aqui no Brasil.
Essa empresa teve diversas mudanças significativas no decorrer dos anos, uma delas foi se associar a empresa Creditudo, porque inicialmente só existia a Zappin.
Além dessa associação percebe-se que a empresa vem sofrendo alguns problemas, principalmente por não ter uma estrutura adequada para passar credibilidade aos seus funcionários e para os seus consumidores.
Vou apresentar um plano de ação para essa empresa começar a fazer tudo com responsabilidade, ética, obrigações e prestação de contas para um futuro promissor.
- Contratação do Compliance Officer
[pic 1]
Tabela retirada dos slides da apostila de Compliance da FGV, ministrada pelo prof. Marcelo Borowski Gomes.
Com a volta do filho do senhor Soprano, que terminou seu curso de MBA, ele veio com a mente aberta de conhecimentos para a empresa de seu pai, podendo fazer o compliance office, para a Creditudo e Zappin poder se reestruturar. Conforme tabela, ele adquiriu conhecimento, teve a atitude de mudar o ponto de vista dos demais, e o respeitos dos sócios da empresa para uma implantação para o bem da mesma.
- Tone at the top
[pic 2]
Tabela retirada dos slides da apostila de Compliance da FGV, ministrada pelo prof. Marcelo Borowski Gomes.
Conforme a lei da empresa limpa, decreto 8.420/15 , seu primeiro compromisso é o “Tone at the top” que diz que para uma empresa dar certo o compromisso tem que começar pelos donos, administradores e conselheiros seus executivos. Essa expressão também pode ser explicada por “O exemplo vem de cima” (conforme o site da Compliance Total).
A empresa Creditudo e Zappin, nesse momento precisa começar a implantar o “Tone at the top” para começar uma nova cultura na empresa, tudo tem que começar de cima para baixo, seguindo a tabela acima, com a sua prevenção, detecção e respostas para conseguir fazer a empresa começar pelo caminho certo.
- Análise de Riscos
Hoje grandes empresas estão adotando esse método de análise de risco, para tentar avaliar circunstâncias para a suas empresas, assim podendo trazer eventuais impactos que possam representar ameaças e oportunidades, podendo gerar investimentos e projetos para a Creditudo e Zappin.
Portanto, com essa ferramenta, podemos analisar os riscos para trazer melhorias para a empresa, podendo assim entender melhor os custos dos dois ramos da empresa, além de prever alguma ameaça ou oportunidades que podem mudar o resultado. (Conforme site Totvs).
4.1 Junto aos donos
Primeiramente devemos reunir os donos da empresa Creditudo e Zappin, para implantar uma área de gerenciamento de risco da empresa.
Com ela vamos conseguir mostrar para eles como a empresa vem sendo tratada e o que devemos melhorar para ir em busca de resultados significativos para tomada de decisão, ampliação dos nossos negócios e redução dos nossos custos. Quando uma empresa esta alinhada, não temos custos de retrabalhos com o nosso consumidor final.
No primeiro momento, vamos ter dificuldades para todos da empresa entender por que vamos mudar toda a estrutura, curto prazo precisamos começar a implantação do Decreto 8.420/15 – Lei da empresa limpa, mas ao longo prazo, os executivos verão que a análise de risco garantirá a veracidade da empresa e de resultados duradores.
...