TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Por:   •  26/11/2018  •  Artigo  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 7

PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

Uma ferramenta importantíssima na tomada de decisão

Rodolfo Feijó Manomics[1]

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo abordar de forma simples e clara o Fluxo de Caixa e a sua importância nas tomadas de decisões das organizações, sendo ele uma ferramenta valiosa na avaliação financeira da empresa. O Fluxo de Caixa quando implantado de forma correta, permite aos gestores avaliar através de análises, seus riscos e projeções. A ferramenta possibilita a visualização real da empresa em termos financeiros, em um determinado período. O administrador tendo em mãos seu Fluxo de Caixa atualizado poderá prever antecipadamente o futuro do seu negócio. Sendo assim, o estudo verifica que se, elaborado e utilizado da forma correta, o Fluxo de Caixa será uma ferramenta imprescindível e só trará benefícios aos gestores.

Palavras-chave: Análise Financeira. Tomada de Decisão.

  1. INTRODUÇÃO

O mercado atual para as pequenas, médias e grandes empresas está cada vez mais competitivo independente de estarem em tempos de crise ou não. Pois na tomada de decisão para as finanças da organização, os gestores buscam sempre as melhores informações possíveis para tomar o caminho que mais os beneficiará. E se tratando de ferramentas que auxiliam nesse processo, temos o Fluxo de Caixa. Existe a Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e a Projeção do Fluxo de Caixa, e abordaremos só a Projeção, sendo citado sempre como apenas Fluxo de Caixa durante a pesquisa. Uma demonstração importantíssima capaz de trazer ao administrador uma previsão da situação da empresa em um futuro próximo, e fazer com que a tomada de decisão seja muita mais precisa. É importante ressaltar que todas as demonstrações financeiras têm suas funções e importâncias, cada uma para sua respectiva analise. A empresa deverá procurar um sistema muito bem estruturado de fluxo de caixa para se ter a melhor tomada de decisão possível. Porém nem todas as organizações têm essa visão e acabam tendo muito mais dificuldades na hora de administrar seu negócio.

  1. FLUXO DE CAIXA

Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

Conforme Tófoli (2008), o instrumento do fluxo de caixa é uma ferramenta que possibilita o administrador a planejar os números da empresa, de forma que possa controlar todas as entradas e saídas de uma instituição. O Fluxo de Caixa deve ser bem planejado, de forma que o empresário consiga inserir dados das entradas e saídas conforme os acontecimentos da empresa. Feito isso, o empresário poderá avaliar de forma minuciosa a situação da empresa em determinado período, podendo assim, tomar uma providencia, caso os resultados não sejam satisfatórios.

Segundo Azevedo (2008), o fluxo de caixa projetado tem como principais propósitos: verificar a capacidade da empresa de gerar os recursos necessários para custear suas operações, determinar o capital em giro do período, determinar o Índice de Eficiência Financeira da empresa e determinar o grau de dependência de capitais de terceiros da empresa.

  1. A ELABORAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA

A forma de elaborar um fluxo de caixa é bem simples: você precisa do saldo inicial dos seus bens numerários (Ex: Conta caixa e banco), mais as próximas entradas e diminuindo das suas futuras saídas de caixa. Abaixo um quadro com um exemplo de um fluxo de caixa simplificado:

MODELO SIMPLIFICADO DE FLUXO DE CAIXA

Dia 1

Dia 2

Dia 3

Dia 4

Dia 5

Dia 6

 

 

 

Entradas

 

 

 

 

 

 

1. Vendas

 

 

 

 

 

2. Outras entradas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saídas

 

 

 

 

 

 

1. Despesas variáveis

 

 

 

 

 

 

2. Despesas fixas

 

 

 

 

 

 

3. Investimentos

 

 

 

 

 

 

4. Outras despesas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saldo E – S

 

 

 

 

 

 

Saldo anterior

 

 

 

 

 

 

Saldo final

 

 

 

 

 

 

                                                       Fonte: Rodolfo Manomics

Repare que no quadro acima você tem as entradas (vendas e outras entradas), as suas saídas (despesas variáveis, despesas fixas, investimentos e outras despesas) e por final o saldo (saldo anterior somando as suas entradas e subtraindo de suas saídas). E claro, este controle sendo feito todos os dias, para assim, ter o resultado de seu fluxo de caixa na data em que desejar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com