O PROJETO DE PESQUISA
Por: 180874 • 24/4/2021 • Projeto de pesquisa • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EDNA TEREZA SOUZA DE ALMEIDA
Matrícula: 201308147236
Recife / PE[pic 2]
2017
EDNA TEREZA SOUZA DE ALMEIDA[pic 3]
ESTUDO DE VIABILIDADE PARA UMA EMPRESA DE RECICLAGEM DE LATAS DE ALUMÍNIO EM RECIFE / PE
Projeto de Pesquisa desenvolvido apresentado para composição da nota de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial para a obtenção do grau em Bacharel em Ciências Contábeis.
Professora Orientadora: Claudia H. Alves Vasconcelos Fagundes
Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis EAD: Débora Vides dos Santos
SUMÁRIO[pic 4][pic 5]
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVOS 4
2.1 Objetivo Geral 4
2.2 Objetivos Específicos 4
3 JUSTIFICATIVA 5
4 REFERENCIAL TEÓRICO 6
5 METODOLOGIA 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1 INTRODUÇÃO
O tema deste projeto de pesquisa será: Estudo de viabilidade para uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio em Recife / PE. Este estudo irá tratar sobre a viabilidade de um empreendimento cujo ramo de atuação será no setor terciário, prestando serviços especializados na captação, limpeza e prensagem de latas de alumínio, atuando na Região Metropolitana de Recife / PE.
Neste estudo, além de analisar o plano financeiro deste empreendimento, também se abordará os aspectos organizacionais, legais, operacionais da empresa, entre outros. Esta abrangência de assuntos permitirá decidir de forma segura sobre a sua viabilidade, permitindo que as tomadas de decisões sejam baseadas em dados reais.
É muito oportuno estudar sobre esse assunto, uma vez que a reciclagem ajuda o meio ambiente, gera emprego e renda e, além disso, entre todos os materiais que podem ser reciclados (papel, plásticos, vidros e pneus) a lata de alumínio é o material reciclável mais valioso.
Segundo dados da ABAL e da Abralatas (2015), o sistema de coleta de sucata no Brasil envolve mais de 250 mil pessoas e em 2015, o País reciclou 289,5 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas, das 294,2 mil toneladas disponíveis para o mercado, o que demonstra um crescimento de 12,5% em relação ao ano anterior. Ou seja, 97,9% do total de embalagens consumidas em 2015 foram recicladas, índice que mantém o Brasil na liderança mundial desde 2001.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Apresentar um estudo de viabilidade de uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio na Região Metropolitana de Recife / PE.
2.2 Objetivos Específicos
Para atingir o objetivo geral, é necessário demarcar objetivos específicos dentro deste estudo, que alinhados irão conduzir o desfecho do objetivo geral. Podemos destacar como objetivos específicos:
- Verificar a viabilidade financeira deste projeto;
- Avaliar o mercado consumidor do produto;
- Analisar seu planejamento estratégico e elementos de diferenciação perante seus concorrentes;
- Identificar o mercado fornecedor da matéria prima;
- Explicar sobre sua estrutura organizacional e legal;
- Descrever seu plano de operações;
- Explanar sobre o plano de Marketing da Organização.
3 JUSTIFICATIVA
Uma Empresa de Reciclagem de Latas de Alumínio em Recife agregará benefícios para o meio ambiente, uma vez que irá reduzir o descarte incorreto deste lixo, como também trará valor social e econômico para a Região, proporcionando recursos financeiros, geração de emprego e renda e estímulos ao outros mercados.
As latas de alumínio para bebidas merecem destaque na reciclagem, por terem alto consumo e um ciclo de vida muito mais curto que o apresentado por outros produtos de alumínio. Em 2015, o Brasil manteve-se entre os países líderes na reciclagem de latas de alumínio para bebidas, com o índice de 97,9%, foram 294,2 mil toneladas de sucata de latas recicladas, o que corresponde a 23,1 bilhões de embalagens, sendo 63,3 milhões/dia, ou 2,6 milhões/hora. Atualmente, em aproximadamente 60 dias, uma latinha de alumínio para bebidas pode ser comprada, utilizada, coletada, reciclada, envasada e voltar às prateleiras para o consumo (ABRALATAS, 2015).
A coleta de latas de alumínio para bebidas mostra se viável também financeiramente, apenas em 2014 injetou-se R$ 845 milhões na economia nacional, contribuindo com a geração de renda e empregos para milhares de catadores de materiais recicláveis. Além disso, a atividade de reciclagem consome apenas 5% de energia elétrica, quando se compara ao processo de produção do metal primário. Isso significa que a reciclagem das 294,2 mil toneladas de latas em 2015 proporcionou uma economia de 4.250 GWh/ano ao país, número equivalente ao consumo residencial anual de 6,6 milhões de pessoas, em dois milhões de residências (ABAL, 2015).
...