O Pacto de Lausanne
Tese: O Pacto de Lausanne. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jeerodrigomoraes • 29/3/2014 • Tese • 777 Palavras (4 Páginas) • 567 Visualizações
Pacto de Lausanne
Lausanne fica na Suíça, é a cidade onde ocorreu o Congresso Internacional em 1974, no qual líderes cristãos de 150 países compareceram, e daí surgiu o Lausanne, Comitê de Lausanne para a Evangelização Mundial. Nesse congresso foi estabelecido um pacto que foi assinado por 2.300 evangélicos, comprometendo-se a ir mais a funda no compromisso com a evangelização mundial. Desde então o pacto tem sido uma referência para igrejas e missões.
“Nós, membros da Igreja de Jesus Cristo, procedentes de mais de 150 nações, participantes do Congresso Internacional de Evangelização Mundial, em Lausanne, louvamos a Deus por sua grande salvação, e regozijamo-nos com a comunhão que, por graça dele mesmo, podemos ter com ele e uns com os outros. Estamos profundamente tocados pelo que Deus vem fazendo em nossos dias, movidos ao arrependimento por nossos fracassos e desafiados pela tarefa inacabada da evangelização. Acreditamos que o evangelho são as boas novas de Deus para todo o mundo, e por sua graça, decidimos a obedecer ao mandamento de Cristo de proclamá-lo a toda a humanidade e fazer discípulos de todas as nações. Desejamos, portanto, reafirmar a nossa fé e a nossa resolução, e tomar público o nosso pacto”. Essas foram às palavras citadas durante o acordo feito durante o congresso.
Segue abaixo os 15 artigos deste pacto:
1. O Propósito de Deus:
“Chamar um povo para si, a Igreja, povo de peculiar propriedade de Deus, que tem chamado do mundo e enviado ao mundo como servos e testemunha, para estender o Reino e edificar o “Corpo de Cristo”, para a glória dele mesmo (Deus)”.
Que muitas vezes “negamos o chamado e falhamos na missão.
2. A Autoridade e o Poder da Bíblia:
“Autoridade – A consequência lógica das afirmações anteriores. Única regra de fé e prática.”
“O Poder da Bíblia. O Evangelho é o Poder de Deus para salvação (Rm 1:16).O Espírito Santo a usa, fala e age através dela (1Co 2:1-5, 1Ts 1:5, 1Pe 1:21).”
3. A Unicidade e a Universalidade de Cristo:
“Um só Salvador e um só Evangelho, o Novo Testamento é diversidade sem conflito. Há somente um Salvador, e mediador, Cristo (1Tm 2:5-6),universalidade de Cristo, Ele é o Salvador do mundo.”
4. A Natureza da Evangelização:
“Boas novas em Cristo: Morreu por nossos pecados; Ressuscitou segundo as Escrituras; È Senhor e Rei; Oferece perdão de pecados e o dom do Espírito Santo a todos os que se arrependerem e crerem; Cristo bíblico e histórico como Salvador e Senhor; Persuadir as pessoas a se reconciliarem com Deus.”
5. A Responsabilidade Social Cristã:
“Quando se recebe a Cristo se nasce de novo no seu Reino, ser cidadão do Reino é ansiar por justiça; Pregar o evangelho e ganhar almas.”
6. A Igreja e a Evangelização:
“Somos enviados a exercer a missão sacrificial de levar o evangelho integral ao mundo todo; O povo remido é a agência de Deus na terra.”
7. Cooperação na Evangelização:
“Evangelização nos convoca a unidade; devemos estar unidos em comunhão e
rejeitar o individualismo que propõe o empenho numa unidade mais profunda.”
8. Esforço Conjugado de Igrejas na Evangelização:
“A responsabilidade de evangelizar pertence a todo Corpo de Cristo e o
processo permanente de reavaliar nossa responsabilidade e ação missionária.”
9. Urgência da Tarefa Evangelística:
“Existe uma urgência em evangelizar os perdidos, á pessoas em situações criticas e deplorável, o pacto de lausanne visa essa evangelização com mais acides.”
...