O Plano de Negócios
Por: Gabriela Azevedo • 18/2/2020 • Projeto de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 107 Visualizações
O Plano de Negócios favorece tanto para empreender novos negócios bem como no planejamento de empresas prudentes, aumentando as probabilidades de êxito de um negócio. Essa ferramenta auxilia o empreendedor a fazer lançamentos futuros, mostrando a viabilidade ou não do empreendimento (DEGEN, 1989). Acatando que não se encontra uma organização formalmente classificada de trabalho, por ser uma análise atual e pouco estudada, sucedeu a orientação do autor Salles (2001), que apresentou a estruturação do Plano de Negócio adaptado (Simplificado) para cooperativas e afins. De acordo com Theodoro Filho (2006), não existe um regimento básico para esmiuçar um Plano de Negócio, sendo que cada negócio possui características próprias, sendo que o importante é que cada um possua um mínimo de seções que assegurarão um perfeito entendimento do negócio. Estas seções devem possuir uma sequência lógica para que se compreenda como a empresa será estruturada no que tange aos aspectos organizacionais, gestão, objetivos, produtos e serviços, estratégia de marketing e a situação econômico-financeira.
Os estudantes percebem que apesar de estarem munido de boas ideias, existe a preocupação com o planejamento desta ideia para que consigam nortear de forma a alcançar o propósito inicial. O Plano de Negócios é uma declaração que traz a caracterização do negócio, sua forma de efetuar, suas estratégias, seu plano para captar uma fatia do mercado e as proeminências de despesas, receita e resultados financeiros (SALIM, 2005). Ele não é designado unicamente ao empreendedor, entre o público alvo do plano estão os parceiros, bancos, investidores, a empresa, os clientes, os sócios e às incubadoras.
Exigem etapas para o Plano, onde ele é a partida. Quando se idealizam em criar um planejamento estratégico, não apenas considerando as grandes empresas que usam desta ferramenta administrativa, mas também as micro e pequenas empresas, devem estar preparadas para a competividade do mercado. Mencionando as etapas mais primordiais, são elas: Sumário Executivo: dedica-se de um registro que traz a resolução de todos os desígnios da empresa (BIAGIO E BATOCCHIO, 2005). Descrição da empresa: é o apontamento básico do Plano de Negócios que auxiliará de alicerce para o planejamento estratégico, pois procederá a informações sobre a fundação da empresa. Planejamento Estratégico: o planejamento estratégico aprofunda no Plano de Negócios e não tem a necessidade de ser empenhado esporadicamente como tem ocorrido por força do efêmero, visando que informes valiosos sobre a estruturação estão ademais desta etapa, mas contempladas em totalidade no agrupamento do planejamento da estruturação, que é o Plano de Negócios. Não tendo os dados completos, toda decisão aleatória poderá ser subentendida como fruto de uma observação infundada e empírica não tendo um fundamento lógico e sequenciado que resulte a realidade do que de fato é a organização e o mercado em que está inserida, consequentemente sendo falha, podendo gerar o fracasso da empresa.
...