O Projeto Integrador
Por: eadparaty • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 8.269 Palavras (34 Páginas) • 656 Visualizações
RESUMO
O Projeto integrador é uma atividade acadêmica de sistematização do conhecimento, a fim de integrar os conhecimentos teóricos, práticos e científicos, possibilitando que o aluno inter-relacione as disciplinas desenvolvidas durante o curso de ciências contábeis com a realidade profissional na qual atuará. O Projeto Integrador foi divido nas fases I e II, sendo que o Projeto Integrador I teve a sua conclusão efetivada no 7º semestre. O trabalho apresentado a seguir tem como objetivo a junção das duas etapas do Projeto Integrador, apresentando o histórico de uma empresa constituída juridicamente como microempreendedor individual, e seus problemas de estruturação contábil e organizacional, avaliando, sob a ótica da contabilidade, as informações analíticas necessárias ao planejamento estratégico do empreendimento.
Palavras chave: Projeto integrador II, Plano de Controladoria.
SUMMARY
The integrator Project is an academic activity of systematization of knowledge in order to integrate the theoretical, practical and scientific knowledge, enabling the inter-relate student subjects developed during the course of accounting sciences with professional reality in which will act. The Integration Project was divided in phases I and II, and the Integration Project I had to completion effected on the 7th semester. The following work presented aims to merge the two stages of the Integration Project, presenting the history of a company legally incorporated as individual micro-entrepreneurs , and their problems in accounting and organizational structuring , evaluating , from the perspective of accounting, the necessary analytical information strategic planning of the project.
Keywords: Project integrator II, Control Plan.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA 6
3. METODOLOGIA DE PESQUISA 6
4. A EMPRESA E O CONTEXTO ECONÔMICO E EMPRESARIAL 6
4.1. História da empresa 6
4.2. Contexto econômico na qual a empresa está inserida 6
4.3. Características do setor e da empresa 6
5. MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO 7
5.1. Modelo de Gestão 7
5.2. Processo de Gestão 7
5.3. Visão Geral da Empresa e a Identidade Organizacional 7
5.3.1. Declaração de Valores 8
5.3.2. Declaração de Visão 8
5.3.3. Declaração de Missão 8
5.3.4. Metas e Objetivos 9
6. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES 9
7. EVA – Economic Value Added (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO) 10
8. INFORMAÇÕES ANALÍTICAS NECESSÁRIAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 10
8.1. Estrutura física 10
8.2. Estrutura jurídica 10
8.3. Planejamento Financeiro 12
8.4. Controle Contábil 12
8.5. Controle de custos 12
8.6. Investimento em recursos humanos 13
8.7. Clientes 13
8.8. Fornecedores 13
8.9. Marketing e meios de comunicação 14
9. ANÁLISE SWOT 14
9.1. Pontos fortes da empresa objeto do estudo 14
9.2. Pontos fracos da empresa objeto do estudo 14
9.3. Oportunidades da empresa objeto do estudo 15
9.4. Ameaças à empresa objeto do estudo 15
10. BALANCED SCORECARD (CONTROLE DE METAS ESTRATÉGICAS) 15
11. CONCLUSÃO 15
12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16
1. INTRODUÇÃO
A aproximação do meio acadêmico à realidade empresarial objetiva a formação de um profissional proativo, inovador e hábil na prática dos seus conhecimentos. A integração entre o conhecimento adquirido pelo estudante durante o desenvolvimento do curso e a vivência prática e profissional mediante a aplicação dos conhecimentos em situações reais é fundamental para a capacitação profissional do discente, preparando-o para enfrentar a realidade do mercado.
Inserido nesta realidade o aluno deve ser capaz de efetuar o levantamento de situações e problemas, identificando os processos organizacionais, permitindo a elaboração de sugestões úteis e soluções práticas e recomendáveis; sendo necessário, ainda, que o futuro profissional desenvolva as habilidades da comunicação escrita, comunicação oral e percepção crítica, qualidades estas que são essenciais ao exercício de qualquer profissão.
O Projeto Integrador aqui apresentado tem por objeto de estudo demonstrar a necessidade das pequenas empresas em valorizar a contabilização de seus ativos e passivos, bem como de ter um planejamento organizacional que seja um norteador para a eficiência e eficácia dos objetivos a serem alcançados pela empresa. Organizar-se como entidade abrange não somente a parte administrativa e comercial (interna), como também tudo o que existe em torno (externo), e como todo o conjunto influi consideravelmente no desempenho da empresa.
A pesquisa a seguir foi baseada na “Marcenaria São José”, empresa localizada na cidade de Paraty/RJ, que foi estruturada juridicamente como MEI – Microempreendedor Individual, e que desenvolve as suas atividades em parceria com outros marceneiros autônomos, e apresentará os problemas de estruturação contábil e organizacional da empresa, através da análise com enfoque na estruturação do planejamento empresarial.
2. JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA
Devido à complexidade existente no sistema contábil e financeiro, muitos empresários optaram por constituir-se como
...