O Projeto Integrador Negócios
Por: marcia30127 • 8/7/2023 • Projeto de pesquisa • 1.121 Palavras (5 Páginas) • 71 Visualizações
FACULDADE DOCTUM DE JUIZ DE FORA
CIENCIAS CONTABEIS
IARINY MARCIA PORTELA DAMIÃO
PROJETO INTEGRADOR
NEGÓCIOS II
Trabalho apresentado à disciplina PROJETO INTEGRADOR – NEGÓCIOS II - do Curso em EaD pleno em CIENCIAS CONTABEIS requisito para avaliação.
JUIZ DE FORA
2022[pic 1]
JUIZ DE FORA 2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................................1
2 ENTREVISTA ..................................................................................................1
2.1 entrevista número 1 - O conceito de custos e como ele faz o controle dos custos fixos e variáveis da sua empresa?...........................................................2
2.2 entrevista número 2 - Planejamento e controle de estoque (se fazem como eles fazem) .........................................................................................................2
2.3 entrevista número 3 - Fluxo de caixa e controle financeiro...........................3
2.4 entrevista número 4 - Sistema financeiro......................................................3
2.5 entrevista número 5 - Taxa Selic e dificuldades que ele (empreendedor) se depara no mercado com a procura de crédito.....................................................5
2.6 entrevista número 6 - Mercado de Capitais...................................................6
3 CONCLUSÃO...................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
O Projeto integrador abre a possibilidade do discente um primeiro contato com a pesquisa e com a extensão. Dando condições dos alunos de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos através dos estudos. A proposta apresentada visou através de uma entrevista estruturada com um empreendedor, distinto pode-se dizer que ser empreendedor é diferente de ser empreendedor e segundo Telma Padilha (2011) essa diferença pode ser percebida na forma como cada pessoa administra uma empresa enquanto que o empreendedor é conservador e o empreendedor está em constante busca de melhorar e inovar.
O trabalho foi realizado através da entrevista com o empreendedor Jonathan Goulart. E nesta entrevista conta um pouco sobre sua experiência no ramo comercial.
O entrevistado falou que a cada dia que passa, abrir um negócio torna-se cada vez mais desafiador, e trabalhar nessa área exige mais do que uma simples afinidade.
Jonathan G. está identificando possíveis problemas e oportunidades. Assim, o principal objetivo deste trabalho é identificar como um empreendedor da nossa comunidade pode utilizar o conhecimento e as ferramentas de negócio disponíveis para apoiar a sua empresa. Para tanto, realizamos entrevistas estruturadas com os proprietários da fábrica de uniformes Charme localizada no município de Juiz de Fora.
Enfim a atividade desenvolvida forneceu uma grande oportunidade de estudo
e prática. Ampliando os conhecimentos das técnicas de pesquisa e extensão
desenvolvendo uma integração eficaz.
2 ENTREVISTA
2.1 1ª ENTREVISTA
- O que você entende como “custo” dentro da sua empresa?
No meu conceito e experiência, custo é o valor que uma empresa paga, a base de suas operações e tudo relacionado às suas atividades fabris.
- Como você faz o controle dos custos fixos e variáveis da sua empresa?
Nossos controles de custos fixos são planejados e controlados através de uma planilha de excel desenvolvida pelo Sebrae que adquiri através de uma pequena empresa de consultoria empresarial que trabalhei, onde faço o controle de despesas, custos e acompanho as margens variáveis dos custos.
2.2 2ª ENTREVISTA
1) Como funciona o planejamento?
Nossa empresa é uma empresa familiar, somos eu e minha mãe. Minha mãe começou esta fábrica de uniformes há oito anos e antes de eu me envolver ela estava lá apenas para pagar as contas, eu era novo nisso, sabe, mas vi o potencial da fábrica e decidi ajudar minha mãe, eu tornou-se seu parceiro. Um ano depois, e ainda estamos na estrada.
2)E o controle dos estoques? (se realiza ou não e como são realizados).
Trabalhamos sob demanda, portanto ainda não há necessidade de estoque, e as compras de materiais são feitas sob encomenda.
2.3 3ª ENTREVISTA
1) Fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro, você o conhece? Se sim, você acompanha a realização dele dentro da sua empresa?
Aprendi o que é fluxo de caixa através da Oficina SEBRAE Pequeno Empreendedor, onde aprendi que é uma ferramenta essencial para o crescimento saudável de uma empresa, principalmente para uma situação como a nossa onde não começamos a ver crescimento até este ano.
2) O Fluxo de caixa contribui para a tomada de decisão com relação a investimentos e alocação de recursos financeiros para a operação da empresa?
...