TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar

Por:   •  28/11/2018  •  Resenha  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 5

Aluna: Flávia Rodrigues de Morais

Matrícula: 14/0055282

Disciplina: Projeto Interdisciplinar

Professor: Cayo

A arte como expressão é importante para o aprendizado? [na história do ensino da arte no Brasil, consta um termo ou proposta chamado “livre-expressão”. a ideia de “arte como expressão” nesse contexto remete inevitavelmente àquele termo, cuja vigência está ligada ao período do pós-guerra, até os anos 1970 no Brasil. seria importante que você procurasse saber sobre isso, caso pretenda continuar enfatizando essa ideia. veja por exemplo o capítulo V do livro A educação pela arte do Herbert Read] 

[Valorização de objetos de aprendizagem em sala de aula] [suponho que esteja considernado a ideia de objetos de aprendizagem, tal como trabalhada pela Profa. Tatiana. nesse caso, procure saber que referências ela tem usado]

O professor precisa de estratégias para melhorar sua atuação em sala, e a sociedade precisa valorizar essa disciplina que por muitas vezes não é compreendida. Precisamos renovar os métodos a serem trabalhados, novos temas, deixar os alunos se expressarem [considere que qualquer proposta de renovação deve partir de uma análise consistente do que já existe. além disso, como lhe sugeri antes, a proposta da arte como expressão não é tão nova assim].

A intenção desse artigo [lembre-se de que o que você está escrevendo é um projeto de pesquisa] é de procurar melhorar a arte educação em sala de aula, comentando métodos para serem trabalhados, após a leitura, [há um problema de sintaxe aqui] o educador possa se sentir mais orientado sobre a importância da arte, tal como expressão.

Segundo a teoria expressivista defendida pelo escritor russo L. Tolstoi, as obras de arte são a expressão e comunicação intencional de um sentimento vivido pelo artista para provocar o mesmo sentimento no público receptor, ou seja, não há arte quando o espectador não sente nenhuma emoção ou quando a que sente não é idêntica à do artista. Sendo o critério de apreciação do valor da obra de arte baseado na capacidade de comunicar e de suscitar a mesma emoção no público receptor (site artsandculture). [procure saber como referenciar sites segundo as normas da ABNT. nesse caso na verdade, ao que parece, você deveria referenciar uma página específica. de resto, prefira consultar textos assinados por autores com credibilidade; a qualidade das referências que você irá mobilizar é de crucial importância para a qualidade da sua pesquisa] [uma observação final: essa deve ser a formatação de citações com mais de 3 linhas: recuo de 4 cm, tipografia tamanho 11, entrelinhamento simples]

O expressivismo está ligado como o ser humano ver [vê?] a sua realidade, então, para cada indivíduo ela será diferente, já que a experiência vivida por cada um é única. A sua fluidez, as formas, as cores que melhor vai expressar o que se encontra dentro de si, se vai transmitir algo visual ou se só será mecânico.

Alguns dos argumentos que fundamentam esta teoria são o fato de uma pintura ter sempre de expressar algum sentimento e de a marca da arte estar na capacidade para imaginar uma emoção e no talento para expressá-la, o artista criar intencionalmente a obra com o objetivo de provocar uma emoção específica no seu receptor e o fato de a emoção estética sentida pelo espectador quando da contemplação desinteressada ser idêntica à emoção expressa pelo criador. (site artsandculture). [será possível que a emoção do espectador seja idêntica à emoção do criador?]

[você parece mudar de assunto a partir daqui. deixe mais clara essa passagem de uma coisa à outra] Em sala de aula o professor conduz os alunos, estigando e contextualizando o que ele quer de cada aluno. O livro A arte na sala de aula [de quem é o livro?] traz pontos relevantes para aperfeiçoar o desenvolvimento de professor em sala de aula: 

[…] o desenvolver para uma melhor aprendizagem conforme a idade dos alunos, [parece haver um problema de sintaxe aqui] neste caso são para crianças de 4 anos e meio e 5 anos e meio, de acordo com as orientações didáticas para a área de artes, [problema de sintaxe] abordar História da arte, estética e produção. A interferência do professor em relações aos materiais, interferência artística no suporte considerando a adequação dos meios à linguagem, interferência quanto à linguagem plástica, interferência quanto ao tema, interferência quanto às propostas, desenho de observação, apreciação de obras de arte, leituras de obras de arte, interferência com relação à escolha do viés da História da Arte, visita ao MAC, interferência quanto ao espaço físico, oficina. Oficina de arte no 1º grau, 1ª a 4ª séries, visita ao MASP, Shangai, arquitetura, natureza e arte, caderno de artes, pesquisa de materiais e inovação de novas técnicas, reinterpretação do trabalho de artista, Matisse, XXI BIENAL Internacional de São Paulo. (Cavalcanti, 1995, pp. 33-73) [será isso mesmo, da página 33 à página 73? 40 páginas sendo citadas?]  (Coord. Zélia Cavalcanti-Porto Alegre: Artes Médicas, 1995-pág. 33 à 73).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (109.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com