O Pronunciamento Técnico Cpc 35 (R2) - Demonstrações Separadas
Por: FERNANDO ALVES RAMOS • 8/11/2023 • Resenha • 365 Palavras (2 Páginas) • 41 Visualizações
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 35 (R2) - DEMONSTRAÇÕES SEPARADAS
O Pronunciamento Técnico CPC 35 (R2) trata da elaboração das demonstrações separadas, as quais são requeridas para investimentos em controladas, em coligadas e em empreendimentos controlados em conjunto.
Tal CPC fornece orientações detalhadas sobre como preparar e apresentar as demonstrações separadas e consolidadas, incluindo os seguintes tópicos:
Definições: Define os termos e o escopo das demonstrações financeiras separadas e consolidadas. Princípios gerais de elaboração das demonstrações financeiras separadas e consolidadas.
Elaboração das demonstrações financeiras separadas: Fornece diretrizes específicas para a elaboração das demonstrações financeiras separadas, que incluem os investimentos, dividendos e quando a sociedade reorganiza sua estrutura societária.
Divulgação: Estabelece requisitos para a divulgação das informações relacionadas às demonstrações financeiras separadas e consolidadas.
O objetivo dessa norma é garantir que as entidades preparem demonstrações financeiras que forneçam informações úteis e transparentes sobre sua posição financeira e desempenho tanto individualmente (demonstrações financeiras separadas) quanto em conjunto com suas subsidiárias (demonstrações financeiras consolidadas).
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 47 - RECEITA DE CONTRATO COM CLIENTE
O Pronunciamento Técnico CPC 47 está relacionado com as normas contábeis que estabelecem princípios para o reconhecimento, mensuração e divulgação de receitas de contratos com clientes.
Tal CPC estabelece uma estrutura detalhada para determinar quando e em que montante a receita de contratos com clientes deve ser reconhecida nas demonstrações financeiras de uma entidade. Ele fornece diretrizes para a identificação de contratos com clientes, determinação do preço de transação, alocação de preço, reconhecimento da receita ao longo do tempo ou em um ponto específico no tempo, e divulgação de informações relevantes.
Os principais objetivos do CPC são: Fornecer aos usuários das demonstrações financeiras informações mais úteis e consistentes sobre as receitas geradas por contratos com clientes; Garantir que as entidades relatem suas atividades de reconhecimento de receita de forma consistente, evitando práticas contábeis diferentes que possam distorcer a compreensão da saúde financeira de uma empresa; Refletir as transações de acordo com a essência econômica das transações e eventos.
O CPC 47 estabelece princípios contábeis para que as entidades relatem suas receitas de contratos com clientes de maneira mais transparente e alinhada com as práticas contábeis internacionais, melhorando a qualidade das informações financeiras disponíveis para investidores e outros interessados.
...