O que é IPVA
Por: Isabela Britto • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 433 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
IPVA
IPVA- Imposto sobre a propriedade de veículos automotores. É um imposto anual, e possui uma alíquota que varia entre 1% e 6%, dependendo do valor do veículo, e é pago pelos proprietários de veículos. (exemplo de veículos: automóveis, motocicletas, caminhões, ônibus, aeronaves e embarcações).
O intuito do IPVA é arrecadar receita para os estados e municípios, a receita dele é dividida pelo estado e pelo munícipio no qual o veículo está associado. Ao contrário do que muitos pensam o valor arrecadado de IPVA não é direcionado apenas para a manutenção das estradas, ruas e sinalizações, cabe ao governador e prefeito de cada município decidirem o destino do valor arrecadado. No estado de São Paulo, do valor arrecadado, 40% é revertido aos cofres do estado, outros 40% para o município em que o automóvel foi emplacado, e 20% para o investimento em educação e profissionais da área.
Veículos automotores terrestres com mais de 20 anos de fabricação estão isentos de pagar IPVA.
Calculo do IPVA
O IPVA é calculado a partir da multiplicação: valor do veículo x alíquotas
A Secretaria da Fazenda publica no final do ano anterior, uma tabela (tabela FIPE) contendo os valores venais dos carros, esse valor venal é uma estimativa que a secretaria da fazenda faz sobre o valor que os carros devem ter no mercado, baseado no preço médio deles. Esses valores venais servem de base para o cálculo do imposto no ano seguinte.
Cada estado tem a autonomia de definir o valor da alíquota que ele vai cobrar sobre o valor venal do veículo, pode variar entre 1% e 6%, o estado de São Paulo é onde se encontra o percentual mais alto de IPVA.
Valor da alíquota no estado de São Paulo:
- Veículos movidos a gasolina e biocombustíveis: 4%;
- Veículos que utilizam somente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
- Picapes cabine dupla: 4%;
- Ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
- Caminhões: 1%.
Exemplo de cálculo de IPVA: para calcular o valor de um carro avaliado em R$40.000 é feita a multiplicação:
- 40.000 x 4% = R$1.600 de imposto.
Como pagar o IPVA
O dono do veículo automotor pode efetuar o pagamento a vista, tendo desconto de 3% no mês de vencimento da primeira parcela. E pode pagar também parcelado, sendo em três parcelas, onde os meses são determinados pelo dígito final da placa.
- À vista até janeiro: 3% de desconto;
- Parcelado: em 3 vezes, sem desconto.
Como já dito, os períodos de vencimento se diferem de acordo com o último número da placa. Para Automóveis, caminhonetes, ônibus, micro-ônibus, motos e similares o perdido de vencimento são:
[pic 1]
Fontes : https://ipvasp.inf.br/aliquotas-ipva-2019-sp/
https://ipvaconsulta.com.br/tudo-sobre-ipva/
...