OS CUSTOS PARA DESTINAÇÃO DE DEJETOS TÓXICOS NO MEIO AMBIENTE
Por: bruna7845 • 27/2/2022 • Trabalho acadêmico • 5.158 Palavras (21 Páginas) • 112 Visualizações
Resumo
A evolução na área de beleza e cosmético vem aumentando e preocupando cada vez mais a poluição causada pelos dejetos tóxicos descartado em lugares impróprios. Os riscos ambientais decorrentes do descarte inadequado de resíduos de medicamentos têm aumentado com o progresso tecnológico, e também com o aumento e envelhecimento da população.
O propósito desse estudo é analisar os aspectos legais e ambientais do descarte de resíduos tóxicos de empresas de cosméticos resultante de uma pesquisa descritiva e exploratória, concretizada por meio de atividades de trabalho de pesquisa, em empresas relacionadas com a produção de cosmético geral, bem como na investigação da literatura e legislação vigente.
Para a análise e a discussão dos resultados organizaram-se levantamentos e gráficos. Frente aos resultados obtidos na pesquisa sobre os medicamentos descartados, pode-se concluir que a maior parte da população descarta os medicamentos inadequadamente por não saber os malefícios que estes causam ao meio ambiente e também pelo fato de não ter um local correto para serem descartados.
Palavras-chave: Descarte Final de Dejetos Tóxicos; Legislação Ambiental; Meio Ambiente; Resíduos de cosmético.
ABSTRACT
The evolution in the beauty and cosmetics area is increasing and worring the pollution caused by the toxics waste discarded in improper locals. The environmental risks resulting inappropriate discard of drug residues increased with the technologic progress and with increase and aging of the population too.
The purpose of this study is analyze the legal and environments aspects of the discard of toxics waste of cosmetics companies resulting a descriptive and exploratory research, concretized by research work activities, in companies related with manufacturing of cosmetics in general, as well as investigation of literature and current legislation.
For analyze and the discussion of the results were organized surveys and graphics. On the results obtained in the research about discarded drugs, it can be concluded the majority of the population discard the drugs inadequately because they don’t know the harm they cause to environment and also they don’t have correct place to discard of them.
Keywords: Final discard of toxics waste; Environment Legislation; Environment; Cosmetics waste.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO..................................6
2. JUSTIFICATIVA.............................................................................................6
3. OBJETIVOS.....................................................................................................6
4. REFERENCIAL TEÓRICO................................ ..................................7
5. LEIS AMBIENTAIS............................. ....................................................16
6. METODOLOGIA DA PESQUISA.................................................................16
7. CRONOGRAMA..............................................................................................16
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................16
REFERÊNCIAS......................................................................................................6
1. Introdução – Tema e Problematização
No Brasil e no mundo existem muitas empresas que praticam atividades industriais causando um enorme impacto ao meio ambiente, por empresas não medirem esforços para uma meta sustentável. Isso acontece por muitos motivos, um dos principais, é que para a empresa reformar totalmente seu processo fabril, tornando mais sustentável e que degrade menos o meio ambiente teria um custo muito alto para tais. Com a revolução industrial o mundo passou a ter um regime capitalista, assim o consumismo da população aumentou em massa, e para atender até essa certa demanda mundial as empresas não mediram esforços para aumentar sua produção causando grandes impactos ao meio ambiente, um dos maiores e principais foi o aquecimento global.
Com tudo que foi dito acima, as autoridades se sentiram na necessidade de fazer algo para tentar ao menos diminuir essa degradação. Em 17 de janeiro de 1981 o Brasil criou a lei 6.938, chamada de Politica Nacional de Meio Ambiente, com essa lei, ficou explicito que qualquer empresa que quiser construir ou aumentar a indústria deve consultar um órgão ambiental, e seguir suas determinadas instruções.
Uma meta sustentável no momento atual do mundo se tornou um método essencial para uma empresa que pretende atingir metas ambiciosas. A redução dos desperdícios com energia, embalagem, matéria prima, etc, acabam em um beneficio total, para a empresa que diminui os custos de seus produtos, diminui a degradação do meio ambiente e ainda reduz o desperdício, que no caso seria um dinheiro jogado fora.
Palavras-chave: Indústria, degradação, meio ambiente, globalização
2. Justificativa
Uma das justificativas principais para agente escolher o tema abrangido foi a importância do meio ambiente, e com breves pesquisas, acabarmos vendo a irresponsabilidade de algumas empresas com o meio ambiente, e com a falsa ilusão de que isso vai encarecer seus produtos, pois aumentaria os custos.
3. Objetivos
Nosso objetivo é tentar com esse trabalho que mostre a diferença dos custos de implantação e de tercerização de descartes dos dejetos toxicos, conscientizar as empresas para que verifiquem seus conceitos e tentem aumentar sua meta sustentável, provando que com alguns métodos básicos como a redução do desperdício e o tratamento de dejetos descartado corretamente que seriam exemplar no meio ambiente e não encareceriam tanto seus produtos, e poderia gerar um bem maior a todos.
4. Referencial Teórico
QUAIS SÃO OS COSMÉTICOS QUE MAIS POLUEM O MEIO
...