OS TIPOS DE CONTRATOS
Por: Leticiareis7 • 26/11/2022 • Trabalho acadêmico • 679 Palavras (3 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
Universidade Fasipe Rondonópolis
Curso de ciências Contábeis
Leticia, Luiz Angelo, Jean.
Auditoria Financeira
Rondonópolis
2022
Leticia dos Reis Sousa, Luiz Angelo, Jean¹[pic 2]
Eliezer Moreira²
Universidade Fasipe Rondonópolis
Curso Ciencias Contabeis – 10/09/22
- INTRODUÇÃO
A auditoria financeira é um processo vital para uma boa gestão empresarial, tanto para negócios de grande quanto de pequeno porte. Ela é um importante processo sistemático de análise para aferir a realidade e certificar que os saldos presentes nos registros contábeis, relatórios gerenciais, extratos bancários e no boletim de caixa estão de acordo com os valores físicos da empresa. Afinal, se os dados não estiverem corretos, o gestor não conseguirá tomar as melhores decisões para o futuro do negócio.
Além disso, ela também foca em verificar como o dinheiro da empresa está sendo gasto, além de fiscalizar os mecanismos financeiros do empreendimento para identificar se os controles internos são adequados o suficiente para detectar ou prevenir fraudes.
Para chegar a essas conclusões, é papel dos auditores mapear absolutamente todos os processos financeiros de cada departamento da empresa, além de entender a origem e o destino de cada real que passou pela conta do negócio. Isso significa analisar transferências bancárias (de onde veio e para onde foi), pagamentos de fornecedores, salários, compras, pagamentos de dividendos, multas e outros.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
American Accounting Association define auditoria financeira como:
Um processo sistemático de obtenção e avaliação objetiva de evidências
relacionadas a afirmações a respeito de ações e eventos econômicos, para
aferir a correspondência entre essas afirmações e critérios estabelecidos e a
comunicação dos resultados a usuários interessados (1972, p. 18 apud
GRAMLING et al., 2012, p. 6).
Uma empresa que realiza com frequência o processo da auditoria em suas finanças tem a certeza de que os seus saldos registrados estão de acordo com os valores existentes, bem como aqueles que estão no banco, aplicações e outros destinos. Por causa disso, ela pode se beneficiar de algumas vantagens competitivas importantes como:
Melhor tomada de decisão: A gestão financeira do negócio se beneficia de ter informações mais precisas e confiáveis. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões que trarão efeitos positivos para a empresa.
Melhor adequação às leis: Quanto mais uma empresa cresce, maiores são os riscos de erros que possam quebrar a lei. Por isso, a auditoria beneficia o negócio ao testar os seus mecanismos financeiros e identificar possíveis falhas ou fraudes.
Reduzir custos: A auditoria ajuda a empresa a identificar se existem falhas de administração, prejuízos ou outros problemas que acarretam em custos desnecessários ao negócio. Assim, ela permite que os problemas sejam eliminados e o negócio seja operado com menos burocracia.
...