Os Estudos Socioculturais
Por: rodrigues_23 • 29/4/2017 • Relatório de pesquisa • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 368 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 1] |
|
Unidade de Aprendizagem: Estudos Socioculturais
Curso: Ciências Contábeis
Professor: Tade Ane
Nome do aluno: Wagner Rodrigues
Data: 16/03/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Prezado estudante, a organização dessa atividade a distância possibilita o encontro com sua comunidade num exercício de cidadania. Somos produtos e produtores de nossa cultura, pertencemos a comunidades que algumas vezes pouco a conhecemos. O mundo globalizado necessita do saber local. Nesse sentido, convidamos você para uma aproximação em seu contexto vital. Nessa avaliação a distância, você realizará um estudo de campo em local selecionado por você, em seguida, fará a descrição de tal realidade; por fim, fará análise fundamentada nos conhecimentos dessa unidade de aprendizagem.
Caracterização da situação da etnia estudada: Escolha uma etnia que compõe a realidade do seu município e, a partir de estudo de campo, descreva as particularidades culturais dessa etnia, considerando os elementos que compõem a cultura, citados a seguir:
A cultura é um conjunto complexo, dinâmico e interligado de saberes e fazeres, de um grupo. Dentre esses elementos podemos elencar
- linguagem
- medicina popular
- arte (pintura, artesanato, dança, música)
- culinária
- celebrações
- vestiário
- arquitetura
Você poderá destacar elementos mais diretamente ligados a sua área de formação. Por exemplo, os estudantes de arquitetura e engenharia, podem se aprofundar na caracterização sobre artes e arquitetura, estudantes da área de saúde podem destacar elementos do conhecimento popular em saúde etc. É importante considerar o seu foco de descrição situado.
- Apresentação de um texto discursivo ilustrado com imagens, trazendo o resultado de seu estudo de campo. Esse texto deverá ter entre 15 e 20 linhas. (5,0 pontos)
Morei em São Pedro de Alcântara por 11 anos, nesse município fantástico, onde fiz meu estudo de campo, ela é a primeira Colônia Alemã de Santa Catarina. Fundado em 1829, São Pedro de Alcântara, foi a colônia que abrigou os primeiros imigrantes alemães que chegaram a Santa Catarina. Até a segunda guerra mundial haviam diversas escolas do ensino alemão ou bilíngues em São Pedro de Alcântara. Com a política de nacionalização de Getúlio Vargas, quando todo descendente de alemão era visto como nazista ou quinta coluna, onde a intolerância e perseguição aos alemães e seus descendentes, todas as escolas existentes foram fechadas. Ainda hoje o povo alcantarense traz tristes resultados daquela época. Na proteção de seus lares e no isolamento de suas propriedades rurais os descendentes germânicos falavam com seus familiares no dialeto de seus ancestrais. Assim, salvaram-se três dialetos. Dois deles nas comunidades luteranas e um deles na comunidade católica. A predominância é do dialeto Hunsrückisch. Tais dialetos se mantém vivos no dia a dia dos alcantarenses, sobretudo nas comunidades rurais de Rio Forquilhas Alto, Rio Forquilhas Baixo, Rocinha, Invernada, Barro Branco, Santa Filomena, Campo de Demonstração e Alto da Varginha. Fonte: Casa da Cultura, lugar maravilhoso como um ‘‘museu’’ do município.
[pic 2]
Comunidade Rural de Rio Forquilhas Alto.
No município existe produtos artesanais, em especial a aguardente produzida em antigos engenhos movidos à água. Existe também a Casa da Cultura um espaço mantido pela Prefeitura Municipal que abriga alguns objetos e documentos, como livros e artigos para pesquisa. Tem também o Centro de Artes e Ofícios que é um espaço construído pela Prefeitura, com o propósito de realização de atividades artísticas e culturais. Há também a Vila Equestre espaço dedicado a aluguel de cavalos e baia, cavalgadas, e caminhadas em trilhas com guia. [pic 3]Centro de Artes e Ofícios de São Pedro de Alcântara.
A culinária é alemã, no município todo encontra-se vários locais para poder degustar toda a gastronomia germânica. Entre eles se destaca O Die Kleine Kneipe Weisskopf, que significa Pequena Adega do Cabeça Branca que além da população atrai visitantes de todo o Estado. No cardápio de seu restaurante é vendida a linguiça alemã, que pode ser a Bockwurst ou a Weisswurst, mas também tem pratos como Durchschnitt Weisskopf. Os locais de gastronomia germânica surpreendem os visitantes e alegram a população, pois mantem viva a origem da Etnia da população, da origem da sua descendência.
...