Os Procedimentos Técnicos para análise financeira de Balanços
Por: JoaquimBande • 8/9/2018 • Monografia • 11.877 Palavras (48 Páginas) • 268 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Em todas as empresas, qualquer que seja a natureza e dimensão, há uma política de investimento e problemas de gestão a resolver que exigem um conhecimento exato da sua situação financeira, de modo a permitir a tomada de decisões oportunas. Muitas empresas com problemas financeiros sentem dificuldades na sua resolução, em virtude de não analisarem convenientemente a sua vertente financeira que se encontra subjacente a toda a actividade empresarial.
A análise financeira compreende um conjunto de tecnicas destinadas a estudar as situações economicas e financeiras das empresas fundamentalmente a sua estrutura, a sua situação financeira, a solvabilidade e rentabilidade. E este estudo é feito atravez dos documentos contabilisticos e financeiros fundamentais e das demais informações disponiveis, cabe-lhe, determinar em que medida são conseguidos os objectivos gerais e particulares que correspondem ao conjunto das tarefas que integram a função financeira.
A analise financeira aparece, desta forma, como um dos instrumentos especificos de gestão, tendo os estudos financeiros interesse para as mais diversas entidades externas como o Estado e outros entes publicos, fornecedores, clientes, bancos, investidores, outros devedores e credores, o publico em geral e o proprio gestor financeiro enquanto forma para melhorar a qualidade de decisões a tomar e o respectivo controlo, quer numa perspectiva actual quer previsional, no tocante as tres áreas fundamentais da gestão financeira da empresa:
- O volume de activos a manter pela empresa;
- A estrutura destes activos, quer os fixos quer os circulantes;
- A composição do financiamento utilizado repartido em capitais proprios e capitais alheios.
É de salientar que a analise financeira pode ser relizada tendo em vista averiguar a situação da empresa num dado momento – analise estatica – ou, avaliar a empresa do ponto de vista evolutivo – analise dinamica sendo importante investigar o que aconteceu nos exercicios economicos anteriores, para melhor se poder diagnosticar e compreender a situação da empresa num dado momento e prever o que irá acontecer no futuro.
1.1. Problemática
Problema é uma dificuldade teorica ou pratica no conhecimento de alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução (Lakatos e Marconi, 2000, p. 159).
- Em que medida o Balanço Patrimonial determina a durabilidade de um Investimento?
1.2. Objectivos da Pesquisa
Segundo Beuren (2013 apud Fachin, 2002) objectivos representam o fim que o trabalho monografico se propõe atingir, que é dar uma resposta ao problema formulado.
1.2.1. Objectivo Geral
Comparar os Balanços dinâmicos da empresa CROF, LDA.
1.2.2. Objectivos específicos
- Extrair as principais informações do Balanço Patrimonial;
- Demonstrar a tesouraria Líquida a partir do Balanço Patrimonial;
- Avaliar o comportamento do activo na geração de riqueza;
- Analisar a gestão dos passivos de curto prazo.
1.3. Hipóteses
Segundo Beuren (2013 apud Trujillo, 1982, p.129) expõe que as hipóteses são uma preposição antecipadora a composição da realidade existencial. É uma especie de pressuposição que antecede a constatação dos factos.
H1 – Quando existir uma má gestão do custo de manutenção dos meios fixos;
H2 – Se os documentos de origens e aplicações de recursos não respeitarem a regra do equilíbrio minimo financeiro.
1.4. Justificativa da Pesquisa
A paritir deste tema teremos uma boa oportunidade para aprofundar mais o estudo e a prática de análise financeira porque é uma ferramenta indispensável para a gestão de uma boa empresa.
A pesquisa sobre o assunto de análise financeira vai ajudar a melhorar a nossa experiencia, especialmente no trabalho. espera-se que este trabalho sirva também como meio de pesquisa para outros estudantes e quiçá futuros gestores.
1.5. Delimitação da Pesquisa
Tendo em vista a abrangencia e complexidade do tema, consideramos pertinente focalizar o nosso trabalho mais precisamente num estudo de caso. Deste modo delimitamos a nossa pesquisa na empresa CROF, LDA, analisando no período de 2014 e 2015, correspondendo a 2 anos de análise. Na loja localizada no Município de Viana-Vila.
1.6.METODOLOGIA
Adaptou-se o método qualitativo onde temos a oportunidade de fazer a análise de dados da empresa pelas informações recebidas.
Segundo Marconi e Lakatos (2007 apud Trujillo, 1974, p. 24) método é a forma de proceder ao longo de um caminho. Na ciência os métodos constituem os instrumentos básicos que ordenam de início o pensamento em sistemas, traçam de modo ordenado a forma de proceder do cientista ao longo de um percurso para alcançar um objetivo.
1.6.1.Tipos de Pesquisa
De acordo o tema escolhido é aconselhar optar pelas seguintes pesquisas:
- Descritivas;
- Bibliografica;
- Documental.
1.7. Estrutura de apresentação dos Capítulos
O estudo em questão apresenta quatro Capítulos, Introdução, fundamentação teórica e conceptual, metodologia e por último análise e apresentação dos resultados; que são suportados com as considerações finais, as recomendações e sugestões.
Em relação ao primeiro Capítulo entendemos como sendo o da introdução e nele consta, aspecto que dão suporte científico à pesquisa como, Problemática, hipóteses, objectivos, Justificativa da pesquisa e delimitação.
No capítulo II (Dois) é espelhada toda base teórica e conceptual concernente aos procedimentos técnicos para análise financeira de Balanço.
O capítulo III (Três) consta a metodologia a aplicar, População, Amostra, as técnicas e instrumentos de pesquisa que dão relevo ao estudo.
O último capítulo consta o estudo de caso, onde espelha a análise, compilação, dos dados obtidos na pesquisa, tecendo-se as considerações finais, recomendações e sugestões.
CAPÍTULO II – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E CONCEPTUAL
2.1. Função Financeira e a Gestão Financeira
...