PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ANÁLISE ATRAVÉS DE ÍNDICES
Por: jalifagundes • 3/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.187 Palavras (13 Páginas) • 1.374 Visualizações
NOME DA UNIVERSIDADE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
NOME DO ALUNO
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS E ANÁLISE ATRAVÉS DE ÍNDICES
LOCAL
ANO
LISTA DE ABREVIATURAS
% Por cento
AC Ativo Circulante
CCP Capital Circulante Próprio
DC Demonstrações Contábeis
DRE Demonstração do Resultado do Exercício
IR Imposto de Renda
PL Patrimônio Líquido
R$ Cifra de Reais
S.A Sociedade Anônima
LISTA DE QUADROS
QUADRO 1 – ANÁLISE DE ESTRUTURA DE CAPITAL, DE LIQUIDEZ E RENTABILIDADE DOS ANOS DE 2013 E 2014...............................................13
Sumário
APRESENTAÇÃO
2. PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA CREMER S.A
3. ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL, LIQUIDEZ E RENTABILIDADE DA EMPRESA CREMER S.A
3.1 Participação de Capitais de Terceiros
3.2 Composição do Endividamento
3.3 Imobilização do PL
3.4 Imobilização dos Recursos Não Correntes
3.5 Liquidez Geral
3.6 Liquidez Corrente
3.7 Liquidez Seca
3.8 Giro do Ativo
3.9 Margem Líquida
3.10 Rentabilidade do Ativo
3.11 Prazo de Retorno do Investimento (payback)
3.12 Rentabilidade do PL
Considerações Finais
Referências
LISTA DE APÊNDICES
LISTA DE ANEXOS
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho irá apresentar a padronização das demonstrações financeiras e análise através de índices dos anos de 2013 e 2014 da empresa CREMER S.A.
Primeiramente será apresentado a padronização do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício da empresa conforme os APÊNDICES 1 e 2 e em seguida os índices de estrutura de capital, liquidez e rentabilidade, detalhando cada índice com suas respectivas fórmulas, sendo que os valores dos índices da empresa citada acima estarão disponíveis no quadro que também será apresentado no decorrer do trabalho.
Logo depois apresentaremos um relatório com a interpretação dos índices da empresa, onde conseguiremos saber qual a situação financeira da mesma.
.
2. PADRONIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DA EMPRESA CREMER S.A
Para que seja feita a análise financeira da empresa, é necessário um padrão, pois, assim é possível fazer a comparação dos índices. Sendo assim obtemos informações com mais clareza e detalhamento de uma organização, para auxiliar na tomada de decisão.
Segundo Marion, (2006, p. 38):
Significa uma classificação, um novo reagrupamento de algumas contas nas DC, sobretudo mo Balanço Patrimonial e na Demonstração de Resultado do exercício. São alguns ajustes necessários para melhorar a eficiência da analise.
Conforme Matarazzo (1998) a padronização consiste: na simplificação das demonstrações contábeis, com a finalidade de tornar mais fácil o trabalho de quem analisa a mesma, comparabilidade, aplicar em modelos que proporcionem a comparação com outras demonstrações, adaptando aos objetivos da análise, precisão ao classificar as contas, ajudando na localização de erros e promovendo a intimidade do analista com as demonstrações financeiras.
Os Apêndices 1 e 2 mostram o Balanço Patrimonial e a DRE reestruturados de acordo com o Balanço Patrimonial e a DRE publicados conforme Anexos 1 e 2 da Empresa CREMER S.A findos em 31 de dezembro de 2014.
3. ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL, LIQUIDEZ E RENTABILIDADE DA EMPRESA CREMER S.A
De acordo com Matarazzo (1998, p. 153): “Índice é a relação entre contas ou grupo de contas das Demonstrações Financeiras, que visa evidenciar determinado aspecto da situação econômica ou financeira de uma empresa”.
Ao avaliar a empresa de acordo com os índices, automaticamente utiliza-se a comparação com padrões.
O índice-padrão possibilita a comparação da empresa com suas concorrentes, ou seja, com as empresas que atuam no mesmo setor da empresa em análise.
Na opinião de Marion (2006) os índices permitem facilitar o trabalho do analista, já que estará trabalhando com percentuais, possibilitando uma verificação mais significativa do que uma observação de montantes, por si só. Mas ressalta que, os analistas devem tomar cuidado ao interpretar índices, eles podem não refletirem a verdadeira situação da entidade.
3.1 Participação de Capitais de Terceiros
O Índice de Participação de Capitais de Terceiros indica quanto a empresa tomou de capital de terceiros para cada R$100 de capital próprio investido, o que significa que, quanto menor esse índice, melhor (MATARAZZO, 1998).
[pic 1]
Fórmula = Capital de Terceiros x 100
Patrimônio Liquido
Segundo Perez Jr. E Begalli, (1999) é o nível de participação do capital de terceiro na atividade da empresa. Pode-se dizer que quanto maior a participação de capital de terceiro, maior o grau de endividamento.
...