PLANEJAMENTO TRABALHISTA: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA TEXTIL EM MONTE SIÃO/MG
Por: Andréa Costa • 20/5/2017 • Monografia • 6.446 Palavras (26 Páginas) • 372 Visualizações
UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO[pic 1]
Curso de Ciências Contábeis
BIANCA LOPES DIZERÓ
PLANEJAMENTO TRABALHISTA: UM ESTUDO EM INDÚSTRIA TEXTIL EM MONTE SIÃO/MG
Bragança Paulista
2015
BIANCA LOPES DIZERÓ – R.A. 001201200297
[pic 2]
Monografia apresentada ao curso de Ciências Contábeis da Universidade São Francisco, como requisito parcial para a obtenção do titulo de Bacharel em Ciências Contábeis.
Orientadora: Profª Lilian Bellam da Silva Martins.
Bragança Paulista
2015
UMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 Apresentação da Empresa 6
1.1.1 Missão 7
1.1.2 Visão 7
1.1.3 Principio e Valores 7
1.1.4 Objetivos e Metas Futuras 8
1.2 Dados da Empresa 8
1.3 Numeros de Turnos Trabalhados e Respectivos Horarios 8
1.4 Organograma da Empresa 9
1.5 Principais Clientes 10
1.6 Principai Fornecedores 10
1.7 Principais Produtos 11
1.8 Principais Concorrentes 11
1.9 A Concorrência Chinesa 12
2. DESCRIÇÃO DO SETOR DA EMPRESA ESTUDADO 12
2.1 Descrição da Empresa 12
2.2 O Trabalho no setor de Costura 13
2.3 Descrição do Fluxo de Produção de Costura 15
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 16
3.1 A Metodologia 16
3.2 Segurança e Saúde no Trabalho 17
3.3 A Mulher Trabalhadora em Empresa Têxteis 18
3.4 Conhecimentos Gerais Sobre Saúde e Segurança no Trabalho 19
3.5 Segurança do Trabalho & Gestão Ambiental 21
3.6 Doenças Relacionadas ao Trabalho 22
4. DIAGNÓSTICO 24
4.1 Perfil e Condição de Trabalho 24
4.2 Posto de Trabalho Estudado 24
4.2.1 Iluminação 24
4.2.2 Ventilação 24
4.2.3 Ruído 25
4.2.4 Cadeira 25
4.2.5 Equipamento de Proteção Individual - EPI 25
4.2.6 Intervalos de Descanso 25
4.2.7 Ginástica Laboral 26
REFERÊNCIAS 27
ANEXOS 29
Anexo A – Autorização de Uso de Imagem 29
- INTRODUÇÃO
Um dos grandes desafios no setor de Segurança no Trabalho, numa empresa de Malharia é dar aos colaboradores a consciência e o treinamento para que as situações de segurança possam ser compreendidas pelos funcionários. Este favorecimento de informações, sobre as melhores e inovadoras maneiras em manter-se saudável dentro de sua ocupação, visam a autoconfiança, a redução de licenças médicas e a orientação na proteção – principalmente no manuseio das máquinas de tricô; durante o uso dos ferros de passar industriais e também das máquinas de corte das lãs e no uso de materiais e equipamentos adequados – bem como nas escolhas de atitudes que beneficiarão sua segurança diante das atividades do dia-a-dia.
O presente estudo resultou de uma preocupação que traz à tona questionamentos a respeito do papel que o Administrador de Empresas deve assumir diante das normas adequadas de segurança com relação ao manuseio, acondicionamento, transporte, descarte, recebimento e entrega das vestimentas de tricô.
A cultura e filosofia de uma empresa devem estar sempre sendo estruturadas, revistas e compartilhadas com os demais membros da empresa, e principalmente com o empregado que manuseia o produto, bem como o consumidor que irá adquiri-lo. Com esta ação espera-se evitar riscos desnecessários à saúde dos administradores, funcionários e clientes da referida empresa.
Uma conceituada empresa de malharia reconhece a importância de como, observar quais as causas dos maiores incidentes no momento do preparo das peças; descrever, ainda que de maneira resumida, quais as principais medidas a serem tomadas, pelos setores e órgãos responsáveis da Empresa para que acidentes sejam evitados; proporcionar maior conhecimento teórico sobre os mecanismos de controle nas atividades dos funcionários e, obedecer às normas de segurança para a saúde física dos mesmos.
Com a publicação de normas estabelecidas pelos órgãos competentes de fiscalização o próprio empresário do setor de malharia respeitará as orientações de segurança. Contudo as forças combinatórias de responsabilidade trarão maior comprometimento da empresa que estiver oferecendo as vestimentas.
Percebe-se uma variedade maior, com trabalhos de órgãos públicos também, em parceria com as empresas do setor de lãs. Também por conta do transporte da matéria-prima e acondicionamento. Uma vez que, em local não arejado pode causar desconforto para os funcionários como: renite, bronquite e alergias.
Assim sendo, o presente trabalho analisou o seguinte problema de pesquisa: “Quais as possíveis ações são necessárias para a segurança de funcionários dentro de uma empresa de malharia?”
E teve por objetivo a conscientização de funcionários e da gerência sobre os efeitos que lesões por esforço repetitivo podem ocasionar nos funcionários.
- Apresentação da Empresa
Em 12 de janeiro de 2001 foi fundada em Monte Sião MG, cidade conhecida como capital nacional do tricô, a empresa CONFECÇÕES ZUCATO por iniciativa dos sócios Adriano Zucato Dizeró e Alex Faustino Bueno sob a razão social de ZUCATO & BUENO, com sede na Rua Basílio Zucato n° 120 no Bairro Belo Vista. Desde o período de fundação a empresa passou por quatro mudanças contratuais sob a qual foi vendida suas cotas entre familiares.
...