PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR DAS INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA
Por: ElenC • 12/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.602 Palavras (11 Páginas) • 277 Visualizações
PÓLO DE APOIO DE CASSILÂNDIA - MS
2º SEMESTRE – CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DESAFIO PROFISSIONAL
PLANO DE SUCESSÃO FAMILIAR DAS INDÚSTRIAS DE BEBIDAS PIRA
Curso: Ciências Contábeis
Período Letivo: 2015/02
Semestre: 2º
Disciplina: Teorias da Administração
Tutor EAD: Profa. MSC. Mônica Satolani
Tutor local: Voleguimar Paimel
Autor do Desafio: Profª Ma. Grasiele A. Lourenço
CASSILÂNDIA – MS
2015
Sumário
INTRODUÇÃO 6
1 MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES 7
1.1 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA 7
1.2 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DO BAIRRO 7
2 MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO O MODELO JUNG 7
2.1 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DO BAIRRO 8
2.2 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA 8
3 PONTOS PRINCIPAIS A SEREM NEGOCIADOS 9
3.1 ANÁLISE DA SITUAÇÃO 9
3.2 PLANEJAMENTOS: OBJETIVOS DA GRAVADORA E AS ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS QUE SERÃO UTILIZADOS 9
4 CONHECIMENTO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA GRAVADORA EM RELAÇÃO À MUDANÇA DE LOCALIDADE 10
5 PRÉVIA DA NEGOCIAÇÃO ( 1ª REUNIÃO) 11
5.1 FEEDBACK 11
6 RELATORIO FINAL COM O RESULTADO DAS NEGOCIAÇÕES E SEUS BENEFÍCIOS PARA AS PARTES ENVOLVIDAS (2ª REUNIÃO) 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Em 1956 com 14 anos Sr. João Barroso chegava à cidade de São Paulo vindo do Nordeste para trabalhar como vendedor de fumo e bebidas no Mercado Municipal de São Paulo. Quando que em 1965, casado e já com dois filhos, Iran e Paulo, o jovem adquiriu um pequeno alambique para a produção de cachaça e conhaque. Em pouco tempo o Doutor João, que era como ele gostava de ser chamado, trocou o processo artesanal de fabricação da cachaça por equipamentos e sistemas mais robustos de armazenagem e envelhecimento. A demanda cresceu na mesma proporção em que as Indústrias de Bebidas Pira se consolidavam no mercado regional. Hoje a cachaça e o conhaque produzidos pelas indústrias do Doutor João, é referência em sabor e qualidade em todo o Brasil, se tornando um exemplo de sucesso no ramo de bebidas alcoólicas.
No entanto a indústria do Doutor João enfrenta uma crise, pois com a chegada da idade vem também o peso do cargo de gestor dessa grande indústria de bebidas, e com isso o Dr. João junto com uma assembleia de 138 funcionários presentes anunciou a sua aposentadoria e a sua sucessão do cargo por seus filhos, Iran e Paulo, que já ocupavam cargos gerenciais em todas as áreas da empresa, sob a orientação do Dr. João. Respeitando o conhecimento intuitivo e gerencial do pai, Paulo e Iran, nunca buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa familiar, preocupando os 138 funcionários que sempre foram conduzidos com sobriedade e carisma do Dr. João.
Pensando nisso os irmãos Barroso resolveram contratar uma empresa de consultoria empresarial para apresentar um plano de sucessão para a Indústria. Essa empresa será a responsável em traçar um perfil da empresa e dos gestores , então, sugerir as ações que precisam ser realizadas na mudança da estrutura gerencial, a fim de manter a referência de qualidade no mercado de bebidas alcoólicas.
A seguir entraremos com etapas desse processo de sucessão e as sugestões de mudanças a serem efetuadas para o continuação do sucesso da Indústria.
1 MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES
1.1 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DA GRAVADORA
Sr. Jorge Andrade, especializado em estratégia de negócio e possuí experiência em negociação em meio a conflitos e podendo assim, obter a liberação do empreendimento e a instalação da gravadora, no bairro de classe média, e afirma que o progresso é inevitável. E com a instalação da gravadora de musicas nesse local, poderá contribuir com melhorias, isso claro, desde que essa negociação trague mais benefícios há todos.
1.2 MAPEAMENTO DO PERFIL DO NEGOCIADOR DO BAIRRO
O Sr. Carlos Henrique, líder da associação de moradores do bairro, que possui a formação em Administração, tem como objetivo impedir a construção da gravadora, e alega que esse empreendimento poderá perturbar a ordem pública. Convicto de que, com a chegada da gravadora ao bairro, aumentará o barulho e diminuirá a segurança, consequência do aumento de carros (trânsito) e a entrada e saída de pessoas famosas no local.
A maioria dos moradores do bairro são da 3° idade, prezando então pela tranquilidade, são pessoas conservadoras e questionadoras.
O Sr. Carlos Henrique tem a ideia fixa de que o bairro não tem a necessidade dos progressos que o negócio trará.
2 MAPEAMENTO DAS HABILIDADES SEGUNDO O MODELO JUNG
2.1 MAPEAMENTO DA HABILIDADE DO NEGOCIADOR DO BAIRRO
Segundo o modelo JUNG o estilo de negociação do Sr. Carlos Henrique e dos demais moradores do bairro se encaixa no Estilo Restritivo que é a combinação entre impulso para o controle e impulso para a desconsideração, que se caracteriza pela falta de cooperação aliado a meta de ganho, sem se importar com o resultado da outra parte interessada. Contendo essas características, obviamente ele não estará interessado
...