PREPARAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO
Por: JRCruz • 3/12/2016 • Trabalho acadêmico • 3.473 Palavras (14 Páginas) • 985 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
2.1. PREPARAÇÃO DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO 06
2.2 CONTABILIZAÇÕES DO RESUMO DA FOLHA DE PAGAMENTO 07
3. BALANCETE DE VERIFICAÇÃO 09
4. FINANCIAMENTO DE MÁQUINAS 10
5- GESTÃO DE EQUIPES 11
6- REGIONALIZANDO 13
7- CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
1- INTRODUÇÃO
Neste trabalho de atividade interdisciplinar em grupo abordaremos sobre as rotinas das empresas e a contabilização dos fatos geradores da folha de pagamento, como valor de salário, se o funcionário irá receber salário família, descontos de INSS e IRRF e demais cálculos. Tudo começa quando o empregador contrata o empregado, ou seja, sua admissão junto à empresa, nesta admissão o empregador retém a carteira profissional do empregado para fazer anotações nela, como data da admissão, valor do salário etc. O empregado também deve apresentar ao empregador seus documentos pessoais, declaração de dependentes para fins do imposto de renda, e termo de responsabilidade de salário família, dentre outras informações que ambos os lados devem trocar.
Depois de feito o contrato de trabalho, transcrito na Carteira profissional e observado todos os documentos, o empregado irá desempenhar as funções ao qual foi contratado e depois de ter trabalhado o mês correspondente a empresa informa ao seu escritório de contabilidade todos os dados dos seus empregados. A empresa por sua vez transforma estes dados na folha de pagamento mensal da empresa, e segundo a legislação previdenciária é uma obrigação acessória das empresas e o pagamento devido dos salários mensais não deverá ultrapassar o quinto dia útil do mês subseqüente.
Abordaremos sobre a folha de pagamento, iremos contabilizar os fatos contábeis gerados, em livro diário e livro razão, elaboraremos o Balancete de Verificação, explanaremos sobre financiamento de máquinas, gestão de equipes e sobre a regionalização das prestadoras de serviços contábeis.
- DESENVOLVIMENTO
Para elaborarmos a folha de pagamento mensal devemos discriminar o que o empregado irá receber no final do mês discriminando entre o salário e também sobre os descontos que o mesmo teve durante o mês. O art. 457 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que a remuneração é composta por várias parcelas e adicionais, sendo que algumas delas fazem parte do nosso trabalho interdisciplinar, como salário normal, horas extra, descanso semanal remunerado etc.
Os descontos são os valores que a empresa deve deduzir do salário a pagar ao empregado e repassar a outras entidades sendo que os principais descontos são do INSS e do IRRF, mas também tem as faltas, o descanso semanal sobre as faltas que o empregado teve etc.
2.1. Preparação do Resumo da folha de Pagamento
Após termos em mãos todos os dados que os funcionários tiveram durante o mês, neste caso do nosso trabalho interdisciplinar, os dados do mês de fevereiro de 2012 irão elaborar o resumo da folha de pagamento:
[pic 15]
2.2 Contabilizações do Resumo da Folha de Pagamento
O Livro Diário é um livro contábil obrigatório, o qual serve para registrar as operações da empresa, é um livro que é feito por ordem cronológica. Utilizamos o método das Partidas dobradas, onde um débito deve ser sempre igual ao crédito.
Já no Livro Razão tem a finalidade de demonstrar a movimentação analítica das contas escrituradas no diário.
Tanto o Livro Diário e Razão devem conter termos de abertura e encerramento e serem registrados e autenticados pela Junta Comercial.
Seguem as informações do Livro diário dos lançamentos da folha de pagamento do Mês de Fevereiro de 2012:
Sinop-MT, 29 de Fevereiro de 2012
DATA | CONTA DEVEDORA | CONTA CREDORA | HISTÓRICO | VALOR |
29/02/12 | Salário Salário a pagar Encargos Sociais Encargos FGTS Salário a pagar | Salário a pagar INSS a recolher INSS a recolher FGTS a recolher IRRF a recolher | Provisão de salário a pagar conforme folha de pagamento 02/12 Retenção de INSS dos empregados cfe folha 02/12 Contribuição ao INSS parte empresa cfe folha 02/12 Apropriação do FGTS cfe folha 02/12 Retenção do IRRF cfe folha 02/12 | 14.208,93 1.507,39 3.802,10 1.134,95 422,58 |
Segue agora os lançamentos do Livro Razão dos lançamentos da folha de pagamento do mês 02/12:
...