PROJETO DE PESQUISA FORMAÇÃO DE PREÇOS VAREJO
Por: Thayná Alves • 14/4/2020 • Dissertação • 4.112 Palavras (17 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROJETO DE PESQUISA
FORMAÇÃO DE PREÇOS VAREJO
MARCOS ANDRÉ DE SOUZA
FORMAÇÃO DE PREÇOS VAREJO
Projeto apresentado a Disciplina Metodologia Científica em Gestão, como parte da nota B2, sob a orientação pelo Professor Marco Aurélio Sanches Fittipaldi.
SUMÁRIO
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 4
Justificativas 5
Problema 6
Objetivo Geral 6
Objetivos específicos 7
REFERENCIAL TEÓRICO 7
Custos 7
Gestão de custos no varejo 8
Conceitos 9
METODOLOGIA DA PESQUISA 12
Classificação da Pesquisa 12
Plano de Coleta de Dados 14
Instrumento de Coleta de Dados 14
Análise e Interpretação dos Dados 15
CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17
RESUMO
A competitividade crescente e o aumento de produtos e serviços similares no mercado são fatores que impõem o contínuo aperfeiçoamento nos processos produtivos e nos sistemas de informações gerenciais. Assim, as informações acerca dos custos incorridos na produção de bens e serviços destacam-se durante a tomada de decisões, com relativo enfoque à busca do custo exato. A pesquisa objetiva levantar os itens pertinentes à necessidade informativa dos usuários das informações de custos e da exatidão dos custos existentes na literatura contábil, demonstrar a importância das informações de custos no processo decisório e discutir a relação entre um sistema ótimo de custos e as reais necessidades de seus usuários. Constata-se que não é possível determinar o custo exato a partir da aplicação das metodologias disponíveis devido a alocação dos custos indiretos ser efetuada de maneira arbitraria, através de rateios, que a dimensão de um sistema de custos deve estar orientada às necessidades informativas da gestão do negócio e que, mesmo um sistema rudimentar de custos pode fornecer informações consideradas válidas e confiáveis, úteis e pertinentes perante seus usuários.
Palavras-chave: Custos; Exatidão; Tomada de Decisão.
INTRODUÇÃO
Este artigo foi elaborado por meio de pesquisa em literatura voltada para a gestão de custo e feita apreciação in loco da loja da minha esposa averiguando as rotinas de trabalho e partindo de estudos empíricos.
O objetivo é identificar os métodos de custeio utilizados no comércio, apresentando os meios de elaboração de relatórios gerenciais que auxiliam na tomada de decisão e verificando as pratica para formação de preço. Tendo o comércio varejista uma enorme dificuldade de encontrar literatura focada na gestão de custos para seu segmento, surge a pergunta: como ajudar estas empresas a suprir essa deficiência? Haja vista que tanto os livros quanto as instituições de ensino superior focam a gestão de custo para indústria onde a formação de preço e as apurações dos custos ficam mais claras devido à facilidade encontrada na divisão da empresa em departamentos. Já para o comércio se torna mais complicado definir certos percentuais de participações das despesas como, por exemplo, a participação da logística do depósito que atente mais de uma lojas em uma mesma região, e o salário do setor financeiro da loja faz parte do custo fixo ou da despesa direta da empresa?
No ambiente fabril a preocupação maior é com os gastos relacionados com matérias-primas, salários e encargos dos funcionários, depreciações das máquinas e do prédio, manutenção etc. e a forma como esses gastos são atribuídos aos produtos fabricados, ou seja, se objetiva calcular o custo unitário de fabricação, geralmente com o uso de um método de custeio. No contexto varejista os custos restringem-se aos fatores inerentes à aquisição da mercadoria para revenda, não sendo necessário utilizar um método de custeio para atribuir os demais fatores que teria no caso industrial.
Justificativas
Baseado na realidade local das empresas do varejo, onde o acadêmico encontra-se inserido, o estudo sobre a implantação dos instrumentos de gestão financeira adquire importância na medida em que a pesquisa desenvolvida pode ser efetivamente posta em prática. Assim, o sucesso do estudo está intimamente atrelado à criação de uma ferramenta de gestão aos gestores que atuam na atividade comercial.
As aplicações destes métodos podem acrescentar competitividade às pequenas empresas colocando-as em novo nível de controle gerencial, que as possibilite crescer organizadamente. Para isto, é imprescindível que a análise de fatores como a margem de contribuição, ponto de equilíbrio, giro de estoque, sejam fidedignas com os dados colhidos.
Assim, o objeto desta pesquisa assume posição de destaque no cenário empresarial, pois existe uma série de problemas correlacionando as deficiências na administração financeira que influenciam negativamente no resultado da organização, podendo, inclusive, comprometer todo o empreendimento.
Problema
O planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras da empresa fazem parte de um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem a gestão financeira. Melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais é um de seus objetivos primordiais. Comumente, no entanto, as empresas deixam de prestar os cuidados necessários a uma boa gestão financeira, levando em consideração as informações apuradas na gestão estratégica de custos.
...