Planejamento Estratégico na Gestão Pública Municipal
Por: José Maria Júnior • 25/3/2021 • Projeto de pesquisa • 603 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
Página 1 de 3
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
JOÃO PEDRO TEIXEIRA DE ALCANTARA
A ATUAL SITUAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
VOLTA REDONDA
2020
FUNDAÇÃO OSWALDO ARANHA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA - UNIFOA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A ATUAL SITUAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL
Trabalho de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis do UniFoa para disciplina de Comunicação e Metodologia da Pesquisa Acadêmica como requisito parcial de avaliação.
Aluno:
João Pedro Teixeira de Alcantara
Orientadora:
Professora Doutora Elisa Mabel Vieira da Silva.
VOLTA REDONDA
2020
RESENHA CRÍTICA
BASSOTO, Lucas. Educação financeira: problema para a maioria dos brasileiros. Cointimes, 2018. [Acesso 21 de setembro de 2020]. Disponível em: https://cointimes.com.br/educacao-financeira-para-brasileiros/
CREDENCIAIS DO AUTOR
Lucas Bassoto é economista em formação, investidor e escritor por vocação. Trabalhou como Community Manager por 1 ano, representando a Foxbit.
RESUMO DA OBRA
O artigo contido no site expõe as dificuldades que o povo brasileiro possui para administrar seu próprio dinheiro e controlar suas próprias finanças. O autor fornece dados e informações acerca de tal descontrole popular, afirmando sobre suas origens, suas influências culturais, e seus efeitos negativos para a própria camada popular e também para a economia nacional.
Primeiramente, pode-se destacar que o povo brasileiro, por costume e tradição, é um povo que não investe em ações, não poupa, e está sempre gastando até o limite. Tal situação, segundo o autor, não é culpa do povo, mas do governo e da administração pública que vigora no Brasil nos últimos tempos.
De acordo com o site do Ipea, o povo brasileiro sempre foi alvo de inseguranças econômicas. Os investimentos em ações e bolsas de valores são vistos como tabus, onde os mesmos são conceituados popularmente como “plataformas inseguras”. Tal crença popular é fruto de muitas ações governamentais que auxiliaram no processo da ignorância econômica no país, como por exemplo o confisco das poupanças no governo Collor, e também as três trocas do padrão monetário nacional nas últimas décadas.
Além de tais causas, pode-se citar também a defasagem da educação financeira nas escolas. Desde a infância, a população brasileira é despreparada para lidar com as próprias finanças, ganhos, gastos e dívidas. Consequentemente, na fase adulta muitos cidadãos crescem com o mesmo costume, e acabam perdendo o controle das dívidas, fazendo com que haja uma relação maléfica de gastar tudo o que se ganha.
Segundo dados fornecidos pelo próprio Ministério da Economia do Brasil, as altas taxas de juros que encontram-se atualmente no mercado, estão diretamente ligadas à falta de investimentos na poupança doméstica que os brasileiros cometem. Ou seja, a inflação crescente, e os impostos reajustados são frutos de tal negligência popular em relação à própria vida financeira.
CONCLUSÃO
Destarte, fica claro portanto, que medidas devem ser tomadas afim de que tal problemática no Brasil seja mitigada. Cabe ao Ministério da Educação provisionar nas escolas o ensino da educação financeira, para que as crianças brasileiras tenham contato com as próprias finanças desde cedo, e se acostumem a lidar com as mesmas. É necessário também que o Ministério da Economia incentive os brasileiros a conhecer sem medo o mercado nacional, as ações e investimentos disponíveis em nosso país, para que sejam explorados e se tornem uma forma de impulsionar tal cenário econômico atual.
CRÍTICA
O autor deixa explícito que o problema que temos atualmente é fruto de duas vertentes: o Estado e suas imprevisões econômicas, juntamente com a ignorância e a desinformação popular a respeito da economia nacional. Podemos analisar o contexto caótico atual como uma possível chance de melhorias e mudanças no mercado econômico. Caso o ensino da educação financeira seja estimulado no ambiente escolar, e os tabus sobre o mercado de investimento sejam quebrados, é possível que uma melhoria no atual cenário econômico brasileiro aconteça de forma gradativa e crescente.
João Pedro Teixeira de Alcantara.
Discente
BIBLIOGRAFIA
https://cointimes.com.br/educacao-financeira-para-brasileiros/
https://cointimes.com.br/author/lucas-bassotto/
http://www.brasil-economia-governo.org.br/2012/08/06/o-enigma-das-altas-taxas-de-juros-no-brasil/
http://ipeadata.gov.br/Default.aspx
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com