Portifólio Aspectos Introdutórios em Ciências Contábeis
Por: CINERI • 14/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.769 Palavras (8 Páginas) • 179 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 Conseito, objetivo e objeto da contabilidade.........................................................4
2.2 A escrituração contábil..........................................................................................4
2.3 Demonstrações contábeis.....................................................................................5
2.4 A contabilidade na gestão empresarial..................................................................5
2.5 A missão e visão empresarial................................................................................6
2.6 O processo administrativo.....................................................................................6
2.7 O ambiente das organizações...............................................................................7
2.8 Os aspectos jurídicos relevantes à contabilidade..................................................7
2.9 A matemática na contabilidade..............................................................................8
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
- INTRODUÇÃO
A contabilidade desde sua origem, nos sítios arqueológicos de Israel, Síria, Iraque, Turquia e Irã vem sendo usada, seja da forma mais simples até a mais complexas, para contabilizar perdas e ganhos.
Ao passar do tempo, o processo contábil ganhou ferramentas úteis e indispensáveis para um total controle. Muitos deixaram suas contribuições como base de sustentação, explicadas de uma forma lógica e objetiva para a resolução de qualquer ação que seja tomada no universo contábil. Houve confronto de idéias entre pessoas importantes à contabilidade que fizeram sua história defendendo a todo custo suas opiniões, para que nos dias atuais, este vasto acervo de conhecimento esteja a nossa disposição, para explorá-lo até chegar ao entendimento necessário e ideal. Como a maioria das coisas a contabilidade também teve sua evolução, aperfeiçoando sua atuação de uma forma eficaz e objetiva.
Este trabalho tem como objetivo abordar os assuntos que formam a base da contabilidade para assim buscar uma noção específica de como ela funciona e qual sua importância para o mundo de hoje.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Conceito, objeto e objetivo da contabilidade
Há muitas definições para contabilidade por ter pessoas protegendo suas teorias. Um deles é Francisco D’Àuria, (COSTA; Manoel José da; pearson;2009;pg 28). Revela que “contabilidade é a ciência que estuda e pratica funções e orientações, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Definia que a contabilidade estuda, orienta e controla os registros ocorridos dentro de uma determinada administração. Já para Hendriksem, era um “processo de informações econômicas”, tendo como objetivo as tomadas de decisões perante aos relatórios. Contudo, ainda temos Fayol, que propõe que a contabilidade deve mostrar informações transparentes, objetivas e precisas, revelando a situação de uma determinada entidade.
Pode-se afirmar em resumo que ainda contabilidade é um sistema de informações úteis que fornece confiança, pois ao se deparar com problemas a decisão correta no momento será tomada sem dúvidas.
O objeto da contabilidade é o patrimônio a ser zelado e ainda buscando maneiras a todo tempo para que este não permaneça como está, mas cresça em todos os sentidos, mostrando o resultado do trabalho realizado.
.
2.2 A escrituração contábil
As entidades necessitam de informações que apurem seu estado atual, revelando as variações do patrimônio e norteando decisões precisas.
Para que tudo funcione corretamente faz-se necessário o registro dos fatos contábeis, que pode ser feito no livro diário, obedecendo a ordem cronológica do dia, mês e ano, numerando os registros. Esse tipo de registro é obrigatório. Também atualmente é obrigatório o registro dos fatos contábeis no livro-razão, que mostra através de razonetes (representação gráfica em forma de “T”) o registro por contas individualmente.
2.3 Demonstrações contábeis
Para expressar as contas detalhadamente é usado o balanço patrimonial que evidencia as contas e seus respectivos valores. As contas são separadas em ativo e passivo. No ativo ficam os bens e direitos, que compreendem os itens que geram benefício econômico.
O passivo mostra as obrigações oriundas de terceiros a serem quitadas pelo ativo em lançamentos futuros. No passivo também fica o patrimônio líquido, ou seja, os recursos aplicados na formação da entidade pelos sócios, registrando até num contrato a parte cabível nos lucros.
Para avaliar a situação também se pode contar com a DRE (demonstração do resultado do exercício), que demonstra o resultado do exercício em um determinado período. Ocorre a contabilização dos valores das receitas e despesas durante este período que é transferido para a conta de lucros retidos no patrimônio líquido. Pode-se afirmar que a DRE é uma medida do desempenho e capacidade por um período estipulado. Diante dessas informações há um resumo da situação da entidade que vai ser avaliada pela administração.
...