Profissão Contábil
Por: Caamimarini7 • 10/4/2016 • Dissertação • 555 Palavras (3 Páginas) • 189 Visualizações
É sempre complicado comentar a respeito do futuro de uma profissão. Mas no caso da profissão contábil, é possível ter uma breve noção, com base na atualidade.
O que se pode perceber, de início, é que um bom contabilista terá um futuro promissor garantido, por ser uma área sempre necessária, independente de crises financeiras.
Existem muitas oportunidades para um contador que busca crescimento, desde conseguir promoções no seu local de trabalho e chegar a um cargo de confiança, até abrir o seu próprio negócio. Um ótimo ponto para se comentar: abrir o próprio negócio. Uma estudante de ciências contábeis, ansiosa pela sua formatura para que possa iniciar a busca por seu sonho de ser empresária. Por incrível que pareça, ao conversar com um contador experiente, dono de seu próprio escritório há anos, desencoraja esta estudante e revela que não tomaria a mesma atitude se fosse nos dias atuais. Ao perguntar o porquê, o empresário afirma que foi extremamente difícil para conseguir os primeiros clientes e trabalhou exaustivamente durante anos, além das responsabilidades serem muitas, as mudanças constantes e o reconhecimento pouco. Pode-se dizer que tamanha dificuldade tem um motivo: o contador é um prestador de serviços, não é somente um comerciante que, se o cliente não gostar do produto, apenas não o comprará novamente. A contabilidade exige confiança e indicação. Estamos num mundo onde as pessoas procuram determinado profissional com base no que escutam a respeito dele. Por exigir confiança e indicação, acaba se tornando muito difícil um escritório de contabilidade novo obter sucesso nos seus primeiros anos. Sendo assim, surge a seguinte pergunta: ainda é válido almejar fundar um escritório contábil?
A resposta só poderá ser obtida dependendo do resultado de outras perguntas: Você possui poder aquisitivo necessário para fundar uma empresa? Você tem alguma experiência em administração de empresas? Você já trabalhou tempo o suficiente na área para ter certeza de que esta é uma decisão acertada? Você está disposto a ter que fazer sacrifícios na sua vida particular para que sua empresa tenha sucesso? Este é um sonho seu?
Certamente, há vários impedimentos e incertezas para não concretizar a abertura de seu próprio negócio, mas se o contador estiver apto e ciente das dificuldades que irá enfrentar, com dedicação e trabalho irá obter muito sucesso no futuro.
Infelizmente, o contador continua sendo visto como um “mal necessário”, e sempre que podem, os clientes procuram sua independência do contador e acabam fazendo tudo por conta própria. Enxerga-se para o futuro, uma valorização maior neste quesito, pois cada vez mais são divulgadas alterações nas leis, a população acaba entendendo um pouco mais sobre o quão complexo é o trabalho do contador e, assim, o procura com mais segurança.
Atualmente, percebe-se que não é muito fácil para um estudante de ciências contábeis conseguir o seu primeiro emprego. Os escritórios estão exigindo um mínimo de experiência de seus candidatos e, que, de preferência, já estejam finalizando o curso. Desta forma, os estudantes acabam aceitando um emprego em uma área diferente, e não aplicando o que aprendem no seu dia a dia.
Espera-se que com o passar dos anos a profissão contábil apenas melhore, com profissionais cada vez mais capacitados, honestos, éticos e que façam as gerações anteriores se orgulharem de si mesmos e das sementes que plantaram.
O que é importante ser capaz; responsável, sigilo, passar confiança ao cliente, orientar.
...