Programação de Jogos Digitais
Por: vanuzalima • 4/10/2022 • Projeto de pesquisa • 651 Palavras (3 Páginas) • 160 Visualizações
Discente: Thereza Raquel de Lima Gomes
Curso: Programação de Jogos Digitais Turma: 03 Data: 05/09/2022
- Leia o texto: O espirito empreendedor, da página 01 até a 09, e identifique os principais pontos.
O empreendedorismo é o estudo do desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à criação de projetos (técnicos, científicos, empresariais). O empreendedorismo também está diretamente relacionado ao ato de iniciar seu próprio negócio e tentar torná-lo próspero, ou seja, o empreender é além de correr riscos, aprimorar as formas de controle para evitar que os riscos se tornem em prejuízos.
A história do empreendedorismo se confunde com a história do próprio homem, pois se acredita que o “comportamento empreendedor” sempre existiu, e que foi esse comportamento que impulsionou a criar, construir e evoluir. A palavra empreendedorismo se originou em 1725, do termo “entrepreneur”, que significa dar início a algo novo assumindo riscos, foi usada pelo economista Richard Cantillon. Ao longo dos séculos, o conceito foi passando por algumas transformações para se adequar às novas realidades do mercado, mas sempre manteve uma ligação íntima com a ideia de inovação. A ação inovadora pode ser a de investir na criação de um novo modelo de negócios ou, simplesmente, abrir a sua versão de um modelo já estabelecido no mercado.
Além do conceito de empreendedorismo, existe também o intraempreendedorismo que surgiu quando as empresas começaram a identificar a necessidade de incentivar o empreendedorismo dentro dos seus departamentos, apresentando ideias, soluções, projetos e colocando essas ideias em ação. O empreendedorismo de negócios pode ser definido como comportamento empreendedor vinculado a uma empresa, negócio ou empreendimento, quando se tem uma boa ideia e transforma em negócio lucrativo. O empreendedorismo social é como os empresários utilizam a técnica de planejamento, mas são motivados por objetivos sociais, ao invés de benefícios materiais.
Empreendedores são pessoas que precisam ser donos de suas próprias decisões e seus próprios caminhos, isto não significa falta de limites ou parâmetros. É o sujeito com forte necessidade de realização e poder, que possui habilidade de influenciar pessoas, sente necessidade de ter seu próprio negócio e aproveita as oportunidades que surgem.
Continuamente, milhares de pessoas com esse perfil, desde jovens adolescente a cidadãos de todas as idades e classes sociais, inauguram novos negócios por conta própria e asseguram a liderança dinâmica que conduz ao desenvolvimento econômico e ao progresso das nações. É essa força vital que faz pulsar o coração da economia de uma região ou de um país.
Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se, pelo menos, os seguintes aspectos referentes ao empreendedor, teremos então:
- Iniciativa: para criar e inovar, deve ser feito com paixão aquilo que se faz, utilizando os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive. Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
- Correr riscos calculados: o empreendedor não está em busca de aventuras, apenas dos resultados. Avalia alternativas e coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados;
- Exigência de qualidade e eficiência: exceder padrões de qualidade com menores custos;
- Persistência: estratégias mudam com as circunstâncias;
- Comprometimento: dedicação e responsabilidade não são sacrifícios, mas investimentos;
- Busca de informações: necessidades dos clientes, competências dos concorrentes e condições dos fornecedores é o universo que o empreendedor deve ser capaz de conhecer;
- Planejamento e monitoramento sistemático: planejar e projetar onde se quer chegar no futuro, enxergando o caminho a ser percorrido e seus obstáculos;
- Independência e autoconfiança: errar faz parte da natureza de qualquer ser humano, fazer dos erros uma oportunidade para se tornar melhor é da natureza do empreendedor.
Segundo Schumpeter "o empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/ serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias”. Para ele, o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tornando obsoleta a antiga forma de fazer negócios.
...