Projeto de Pesquisa de Ciências Contábeis
Por: davidpontes • 11/10/2016 • Projeto de pesquisa • 2.831 Palavras (12 Páginas) • 810 Visualizações
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR SANTA TERESINHA[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS DE TIMBAÚBA – FACET
CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DAVID BARBOSA DE PONTES
O CONTROLE INTERNO: O Caso dos Municípios Pernambucanos.
Timbaúba
2016
DAVID BARBOSA DE PONTES[pic 2]
O CONTROLE: O Caso dos Municípios Pernambucanos.
Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Ciências Contábeis como pré-requisito para a aprovação na disciplina Metodologia de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso pela Faculdade de Ciências de Timbaúba – FACET.
Orientador Professor: Ana Claudia Cavalcanti de Araújo.
Timbaúba
2016
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 Justificativa 3
1.2 Problema 4
1.3 Objetivos 4
1.3.1 Objetivo Geral 4
1.3.2 Objetivos Específicos 4
1.4 Hipótese 4
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5
2.1 Conceito de Controle Interno na Administração Publica Municipal 5
2.2 Previsão Legal 6
2.3 Rotinas de Controle Interno 8
3 METODOLOGIA 10
4 CRONOGRAMA 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
O mundo passa por grandes transformações, como a globalização, a crescente mudança da tecnologia a qual facilita a fiscalização do setor público por parte da sociedade, a divulgação da área pública e as novas formas de organização do trabalho.
Neste contexto fazem-se necessárias mudanças no comportamento da Administração Pública. Sendo indispensável que os instrumentos existentes sejam exercidos de forma eficaz e eficiente, permitindo que além do dever da boa gestão, os servidores juntamente com os gestores tenham um comportamento ético, não oneroso, honesto e que respeite os princípios explícitos e implícitos a administração pública, tendo como objetivo o bem estar da coletividade.
Pode-se destacar a esta realidade o momento econômico e político em que vivemos, onde o crescimento da consciência de cidadania motivou uma maior participação popular e um desejo maior por transparência na condução da gestão pública.
O controle é uma ferramenta fundamental em qualquer organização, seja de cunho permanente ou contínuo, esse é o caso da administração pública, pois o gestor sai, mas o serviço público deve continuar em seu curso normal. O controle pode ser observado em todos os níveis de gestão, sejam eles orçamentários, patrimoniais ou financeiros.
O gestor público sempre deve respeitar os princípios fundamentais, agir de forma responsável e utilizar os recursos públicos de forma eficiente, eficaz e ter efetividade na obtenção do resultado desejado.
- Justificativa
Diante de vários fatos que vem sendo expostos na Administração Pública, os escândalos envolvendo uma das maiores empresas brasileiros, Petrobras, onde vários políticos estão envolvidos em esquemas de corrupção, a qual poderá chegar aos nossos municípios, que é o Ente da Federação mais próximo do cidadão, faz-se necessário um controle interno, sendo uma ferramenta que assegura transparência nas gestões dos gastos públicos, como também servem de suporte para orientar os administradores.
O controle interno tem como abjeto maior, a proteção do patrimônio, é uma ferramenta de apoio a contabilidade, o que revela a necessidade de estudos direcionados nessa área, tendo em vista a importância que evidência indicadores de excelência na execução das Politicas Públicas.
Nesse contexto, é de grande valia expandir os limites das operações sempre respeitando a legalidade, a impessoalidade, a moralidade, a prudência, e a eficiência, princípios que norteiam a administração pública.
O controle interno também será de grande importância para que a lei de responsabilidade fiscal seja comprida.
- Problema
Quais as contribuições o Controle Interno pode oferecer à gestão Pública Municipal?
- Objetivos
1.3.1 Objetivo Geral
Dar suporte tanto ao Poder Legislativo quanto ao Tribunal de Contas do Estado, facilitando o exercício das suas funções de fiscalizações contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da entidade, quanto aos aspectos da legalidade, publicidade, eficiência, economicidade, impessoalidade, legitimidade moralidade, eficácia, efetividade e equidade.
1.3.2 Objetivos Específicos
- Evidenciar alguns conceitos de Controle Interno;
- Analisar a rotina de controles internos;
- Evidenciar os objetivos do controle interno e suas finalidades dentro do serviço público.
1.4 Hipótese
A implantação do Controle Interno facilitará a identificação, prevenção e a correção de atos que possam conter erros e fraudes no andamento dos processos da Administração Pública.
Um sistema eficiente de Controle Interno quando bem aplicado e gerenciado, serve de suporte para as decisões do gestor público.
Dentre outras funções, o Controle Interno é uma ferramenta que busca proteger os ativos e salvaguardar os interesses da coletividade, pois o que é público é da sociedade.
O Controle Interno quando gerenciado por servidor concursado com o cargo de controller, esse sendo qualificado principalmente na área de contabilidade, ético, respeitador dos direitos fundamentais da administração pública, trará grandes benefícios para a sua cidade.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceito de Controle Interno na Administração Pública Municipal
O Controle Interno é uma ferramenta que vem se tornando de suma importância devido à necessidade de evidenciar a situação econômica e financeira das Entidades seja ela direta ou indireta, e deve ser utilizada de forma eficaz, quanto ao controle de desperdício e fraudes dentro do Ente Federativo, pois quanto maior as analises e organização dos processos, através de procedimentos claros e bem definidos, menos serão a incidência de erros, fraudes e ineficiência por parte da administração pública.
...