Projeto de pesquisa contabilidade
Por: vilibaldorodo • 22/4/2016 • Projeto de pesquisa • 2.868 Palavras (12 Páginas) • 778 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DE CATALÃO – FACULDADE CESUC[pic 3]
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTHER ASSUNÇÃO
O IMPACTO CAUSADO PELO TESTE DE IMPAIRMENT NA EMPRESA PETROBRÁS
Catalão (GO)
2016
[pic 4]
ESTHER ASSUNÇÃO [pic 5]
O IMPACTO CAUSADO PELO TESTE DE IMPAIRMENT NA EMPRESA PETROBRÁS
Pré-projeto apresentado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Contábil - do Centro de Ensino Superior de Catalão – CESUC - como requisito básico para a apresentação da monografia do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Profª. Ms. Juliana de Jesus Santos
Catalão (GO)
2016
SUMÁRIO[pic 6]
1. INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA ..............................4
2. PROBLEMATIZAÇÃO.............................................................................................6
3. OBJETIVOS ......................7
3.1 Objetivo Geral ..................7
3.2 Objetivos Específicos ................7
4. REFERENCIAL TEÓRICO.......................................................................................8
5. METODOLOGIA DA PESQUISA .................14
5.1 Pesquisa teórica...................................................................................................14
5.2 Pesquisa em fonte secundária.............................................................................14
6. CRONOGRAMA ...................15
REFERÊNCIAS ...............16
- INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA
O Padrão atual de Normas Internacionais de Contabilidade surgiu de um processo histórico e em constante evolução, com o objetivo de criar um padrão contábil aceito mundialmente eficaz em tornar a contabilidade uma linguagem mais homogênea.
A aprovação da Lei 11.638/07 foi o marco para a adoção ao Padrão Internacional de Contabilidade (IFRS) no Brasil, antecedendo a formação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), trazendo assim várias mudanças instituídas nos procedimentos e técnicas contábeis, entre elas uma nova ferramenta de mensuração de ativos, o Teste de Recuperabilidade de Ativos (Teste de Impairment) normatizado pelo Pronunciamento 01 R1 do CPC.
Segundo o CPC 01 (2007, p. 03) “caso existam evidências claras de que ativos estão avaliados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização por meio da constituição de provisão para perdas.”
Ainda de acordo com o CPC 01 (2007, p. 03) “A redução ao valor recuperável de ativos se aplica a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras.”
O Teste de Recuperabilidade veio para ser uma importante ferramenta de evidenciação de informações contábeis, possibilitando que os Demonstrativos Financeiros divulgados representem a real e atual situação econômica das organizações.
Diante do objetivo do teste de recuperabilidade que é a busca evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior do que o valor recuperável, será analisado o impacto causado pelo teste na empresa Petrobrás nos procedimentos contábeis de 2014, sendo uma empresa de capital aberto (Sociedade Anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União), sendo portanto uma empresa estatal de economia mista.
O trabalho tem sentido importante, visto que um dos objetivo do teste de impairment é verificar a existência ou não da redução da capacidade de gerar benefícios, deve este ser realizado quando a empresa precisar verificar a possível redução no valor recuperável dos seus ativos de longa duração para ajustar seu Balanço Patrimonial.
Assim no meio acadêmico, para alunos que estão cursando o curso de bacharelado em ciências contábeis, o aprofundamento sobre o tema proposto significam uma oportunidade a mais de conhecimento, uma vez que o tema é super atual, pois aborda o teste de Impairment da Petrobrás uma sociedade de economia mista alvo de varias especulações de envolvimento em corrupção.
Dentro do contexto pessoal, ressalta - se o enriquecimento do conhecimento, além da disciplina de contabilidade internacional focando no teste de Impairment ter me despertado grande interesse, pois o mesmo vem se destacando muito nas empresas, devido seus grandes benefícios.
No campo social esse tema se justifica devido as informações contábeis o teste de recuperabilidade dos ativos proporcionar a consistência das informações contábeis no que se refere a recuperação do valor investido, ou seja, a garantia de no momento da divulgação das informações os valores estão registrados no mínimo pelo valor que possa ser recuperado por uso ou por venda.
- PROBLEMATIZAÇÃO
As hipóteses são possíveis respostas ao problema da pesquisa. Assim Severino (2002, p. 161) “Toda monografia de caráter dissertativo, terá sempre a forma lógica de demonstração de uma tese proposta hipoteticamente para solucionar um problema”.
Nesse sentido levantamos os seguintes questionamentos:
- Quais os impactos que o teste de impairment proporciona no resultado financeiro da empresa Petrobrás no ano 2014?
- Qual os métodos utilizados pela Petrobrás no calculo do teste de impairment? Valor liquido de venda / Valor de uso
- OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
Analisar os balanços patrimoniais da empresa Petrobrás no ano de 2014 abrangendo e compreendendo os critérios de mensuração do valor recuperável e o impacto causado na empresa.
3.2 Objetivos Específicos
...