Projeto integrador
Por: Wlm Lacerda Mota • 8/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.327 Palavras (10 Páginas) • 319 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)
NOME E RA: JANAINA MELO – 679138073
NOME E RA: LICIO PIRANGY AOYAMA - 1263485843
NOME E RA: MARCUS VINÍCIUS COSTA – 4926919608
NOME E RA: MARCOS VINÍCIUS PEREIRA DE ARAÚJO – 7119507535
NOME E RA: WELLINGTON LACERDA MOTA - 6880310108
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II
PROFESSOR EAD: LUCAS HENRIQUE G. HEMENEGILDO
BRASÍLIA – DF
25/10/2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
[pic 2]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
FACULDADE DE NÉGOCIOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (FACNET)
NOME E RA: JANAINA MELO – 679138073
NOME E RA: LICIO PIRANGY AOYAMA - 1263485843
NOME E RA: MARCUS VINÍCIUS COSTA – 4926919608
NOME E RA: MARCOS VINÍCIUS PEREIRA DE ARAÚJO – 7119507535
NOME E RA: WELLINGTON LACERDA MOTA - 6880310108
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR II
PROFESSOR EAD: LUCAS HENRIQUE G. HEMENEGILDO
BRASÍLIA – DF
25/10/2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Sumário
INTRODUÇÃO 04
A EMPRESA 05
MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO 05
IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES 06
Finalidade da Auditoria Interna 07
Objetivo e Alcance da Auditoria Interna 07
Autoridade e Responsabilidade 08
Independência 08
EVA- ECONOMIC VALUE ADDED (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO) 09
EVA- ECONOMIC VALUE ADDED (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO) 10
CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO
As empresas modernas e que se preocupam com um processo de gestão bem desenvolvido, necessitam de uma estrutura organizacional bem delineada para a sua sobrevivência. Neste novo cenário surge um órgão interno cuja finalidade é garantir que as informações sejam adequadas ao processo decisório e que esteja sempre pronta a apoiar a diretoria da entidade no processo de gestão.
O objetivo desse trabalho e mostrar um plano de controladoria que se basear no modelo de gestão. Uma boa gestão vem cada vez mais se tornando um fator de sucesso para as organizações, já que a grande maioria delas além de visarem os lucros busca uma forma cada vez mais eficiente de redução de custos.
Mostraremos a importância da auditória interna nas empresas, tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhora da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados de uma organização.
Analisaremos também a importância no EVA nas empresas. Ele representa o valor obtido a partir do lucro operacional da empresa após o Imposto de Renda, do qual se deduz o custo de todo o capital empregado na sua geração, independentemente de ser capital próprio ou de terceiros.
A EMPRESA
Razão Social: Bonasa Alimentos S/A.
CNPJ: 03.573.324/0002-98
O Grupo ASA, fundado por Aroldo Silva Amorim, conta com uma experiência de mais de 40 anos na avicultura e 20 na pecuária. Uma longa trajetória que se identifica com o desenvolvimento da avicultura no Centro-Oeste e com a pecuária na região Norte do Brasil.
MODELO DE GESTÃO E O PROCESSO DE GESTÃO
A Asa Alimentos agora é Bonasa Alimentos S/A, uma sociedade anônima, ou seja, sua nova forma de constituição jurídica tem o capital social dividido em ações que podem ser transacionadas livremente. Com sua entrada no mercado acionário e ao emitir debêntures, a Asa Alimentos (Bonasa) poderá utilizar recursos captados para novos projetos, para o aumento de seu capital de giro, reestruturação de passivos, ampliação de suas fábricas, implantação de novos equipamentos, entre outras iniciativas a médio e longo prazo.
Nesta nova fase, a empresa adotou o conceito de governança corporativa, que é um sistema de gestão que visa, entre outras coisas, eficiência econômica por meio de um conjunto de regras que controlam essa gestão. A Asa Alimentos agora tem um conselho administrativo e financeiro composto por altos executivos e consultores renomados do mercado, e que está implantando na empresa uma administração transparente, com papéis bem definidos, e pautada nas boas práticas que passam pelo respeito aos acionistas (desde os controladores aos minoritários e debenturistas), administradores, funcionários e fornecedores, além de abranger questões como uma política de divulgação de informações que promoverá equidade e respeito aos direitos dos investidores, observância à legislação e regulamentações, além de uma política de desenvolvimento sustentável e responsabilidade social.
A empresa é uma das principais produtoras de ovos para incubação e de pintos de um dia do Brasil, com uma produção superior a 19 milhões de ovos férteis por mês.
Sua atuação abrange toda a cadeia produtiva. Criação de aves – avós, matrizes e frangos de corte - suínos, fabricação de rações e armazenamento de grãos, abate, processamento e comercialização de alimentos refrigerados.
A Asa Alimentos é reconhecida pelos resultados zootécnicos de sua produção, pela qualidade dos seus produtos e serviços, pela capacidade de seus colaboradores, integrados e parceiros e sua vocação empreendedora.
...