Projeto integrador
Por: Alexandre Ramos • 10/11/2016 • Monografia • 3.912 Palavras (16 Páginas) • 335 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS DE GOIÂNIA
CIÊNCIAS CONTABEIS
PROJETO INTREGRADOR I
ALEXANDRE RAMOS DE ASSUNÇÃO
LENIMAR PEREIRA DOS SANTOS
JANE CARLA
FABIANO XAVIER
GOIÂNIA
06/2015
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO.........................................................................3
2- OBJETIVOS.............................................................................4
3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5
4- REVISÃO TEÓRICA................................................................6
5- METODOLOGIA......................................................................7
6- CRONOGRAMA.......................................................................8
7- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9
8- ANEXOS..................................................................................10
- INTRODUÇÃO
As organizações vêm passando por contastes mudanças, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, buscam cada vez mais se adaptar para manter-se no mercado sem perder participação, investindo em novas tecnologias, qualificações de seus colaboradores, adquirindo novos conhecimentos, metodologias e ferramentas de avaliação, visando agregar um diferencial na sua gestão para que tenham um produto ou serviço mais competitivo aumentando assim sua participação no mercado.
A Contabilidade Gerencial pode ser considerada como um sistema de informação destinado a auxiliar seus usuários no processo de tomada de decisões. Desde a antiguidade com as transações ocorridas em organizações remotas, com demanda de produtos de troca, já eram conhecidos controles gerenciais simples, que atendiam as necessidades das informações daquela época. Com a Revolução industrial, houve um desenvolvimento na prática da Contabilidade Gerencial, devido à necessidade das organizações buscarem um aperfeiçoamento em suas informações para obter uma melhor administração e um eficiente controle em seus negócios (FIGUEIREDO, CAGGIANO, 1997).
Diante destes fatos podemos observar que a contabilidade gerencial está sendo cada vez mais utilizadas nas organizações, abrindo novas oportunidades de negócio, estamos estudando a viabilidade econômica para abertura de uma empresa especializada na área gerencial, com um diferencial de gestão com analises, avaliações consultorias e treinamentos.
- OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
Estudar a viabilidade de implantação de uma empresa especialista em contabilidade gerencial.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Aumentar a eficiência das organizações através da aplicação da contabilidade gerencial.
- Fixação de alvo e tomadas de decisão.
- Redução dos custos e desperdícios através da implantação de ferramentas de gestão.
- Elaboração de analises e avaliações especificas com uma linguagem que seja favorável a compreensão de nossos clientes.
- Elevar o índice de rentabilidade das organizações.
- JUSTIFICATIVA
A utilização da Contabilidade Gerencial dentro da empresa proporciona diversas informações ajudam os gestores das empresas a tomarem decisões relativas à produção, vendas, orçamentos, planejamento, etc. Os gerentes de empresas industriais e das empresas de serviços, com um ambiente muito mais competitivo necessitam de informações gerenciais e relevantes sobre os seus custos efetivos, para ajudarem seus engenheiros e projetarem produtos que podem ser fabricados eficientemente, avisar onde são necessárias as melhorias em qualidade, eficiência e rapidez nas operações de produção, orientar as decisões sobre mix de produto, escolher entre fornecedores alternativos, negociar com clientes sobre preços alternativos, especificações do produto, qualidade, entrega e serviços (IUDÍCIBUS, MARTINS, GELBCKE, 2003).
Diante das pesquisas realizadas, observamos que podemos explorar a contabilidade gerencial como uma forma de negócio, levando para as organizações novas ferramentas de gestão de acordo com seu ramo de negócio de modo que possamos tonar estas organizações cada vez mais lucrativas e eficientes no meio corporativo.
- REVISÃO TEÓRICA
O pressente projeto apresenta pesquisas, abordando a contabilidade gerencial como uma área de atuação profissional, que envolve uma ampla pesquisa por meio de livros publicados, artigos, revistas publicadas.
- CONTABILIDADE
Contabilidade é a ciência que tem como objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades, seja elas pessoa física ou Jurídica que possui um patrimônio.
Iudícibus e Marion (2002, p. 9) afirmam que “a Contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa”. Entretanto, desde a antiguidade já se via necessidade de acompanhar, controlar e medir o patrimônio.
Não se tem uma data precisa de quando a contabilidade foi criada, porem segundo Sá (2002) o homem primitivo já evidenciava suas riquezas patrimoniais, efetuando registros nas paredes de suas cavernas, ossos e outros matérias, para controle dos animais que cada um possuía, demostrando a manifestação da inteligência humana na percepção dos meios patrimoniais, formando assim a conta primitiva.
...