RESENHA CPC 03
Por: Jussania • 26/9/2016 • Trabalho acadêmico • 631 Palavras (3 Páginas) • 1.465 Visualizações
UEMG – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS / UNIDADE DE PASSOS
CONTABILIDADE AVANÇADA – 4° PERÍODO
PROFESSOR: ROGÉRIO CARDOSO
Aluna: Jussania Hollanda Silva
“COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 09
Demonstração do Valor Adicionado”
RESENHA
A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) está fundamentada em conceitos macroeconômicos e tem por objetivo proporcionar uma visão mais ampla sobre a real capacidade de uma entidade/compania produzir riqueza e sobre a forma pela qual a distribui entre os diversos fatores de produção, ou seja, trabalho, capital próprio ou de terceiros, governo e outros. A DVA estabelece uma informação de fundamental importância para a gestão e demais usuários da contabilidade. A relevância da DVA para entidades de magnitude governamental dá-se em auxiliar no processo de análise do perfil e da contribuição das referentes entidades, servindo de base para abertura de linha de crédito, concessão de incentivos, procedimentos conjuntos e entre outras atividades do poder público.
Através da DVA, a contabilidade busca alternativas para mensurar, da maneira mais realista possível, a interação e os impactos da relação empresa e sociedade, assim sendo, contribuindo para um melhor desenvolvimento social e vivência em cidadania.
Existem determinadas informações produzidas pela DVA, sendo cada uma delas de extremo interesse para seus usuários específicos, pois lhe servem como indicadores. Algumas destas informações são:
Quadro de pessoal: poderá servir de base para negociações salariais, para comparações entre entidades do mesmo segmento, para estudo do comportamento evolutivo da remuneração ao longo do tempo e etc.
Acionistas/sócios: aos formadores do capital próprio da entidade, a DVA apresenta a parcela que lhes coube em determinado período, permitindo a eles fáceis análises do investimento, o que pode auxiliar na decisão pela continuidade, descontinuidade da aplicação ou pelo seu redimensionamento.
Administradores: a DVA serve para eles como instrumento de apoio à decisão e como ferramenta de controle social sobre a entidade.
A Demonstração do Valor Adicionado pode ser determinada pela diferença entre a receita de vendas e os custos dos recursos adquiridos de terceiros, obtendo-se assim, o quanto a entidade contribuiu para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Ressaltando que o PIB é a soma dos valores adicionados produzidos por todos os agentes econômicos do país. A DVA compõe-se basicamente de:
1 – Cálculo do Valor Adicionado (Geração de Riqueza): diferença entre vendas brutas ou produção e total dos insumos adquiridos de terceiros (custo de mercadorias e serviços vendidos, matérias-primas, outros materiais consumidos e etc.);
2 – Distribuição do Valor Adicionado: distribuição da riqueza gerada entre os agentes que contribuíram para sua formação.
As informações para elaboração desta importante ferramenta contábil são retiradas dos demais demonstrativos contábeis: DRE, Balanço Patrimonial e, principalmente, notas explicativas. As informações deverão ter como base o princípio contábil do regime de competência de exercícios.
...